Reformulação da Pastoral Presbiteral é meta de Conselho Diocesano

O Conselho de Presbíteros da Diocese de São José do Rio Preto tem atuado em prol da reformulação da Pastoral Presbiteral; favorecendo, entre outros feitos, a espiritualidade e a formação dos padres, bem como a fraternidade entre eles.

O bispo diocesano, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, tem, em “espírito sinodal”, ouvido os anseios do grupo que representa os mais de 100 padres que atuam no Noroeste Paulista. Na terça-feira, 13 de setembro, uma nova rodada de diálogo foi estabelecida e alguns avanços foram confirmados: considerando a programação para 2023, ficou acertada a realização do Retiro Anual do Clero em 2 ocasiões. Também está prevista uma semana de atualização teológica para todos os padres no próximo ano.

Ainda no contexto da organização, está sendo revisto o Estatuto do Conselho de Presbíteros. O documento vigente fora escrito durante o governo episcopal de Dom Orani João, cardeal Tempesta, quando de sua atuação em São José do Rio Preto. A revisão do texto visa inserir o grupo nas realidades dos “tempos atuais”.

Outra importante partilha realizada durante o encontro foi a da constituição de um Centro de Pastoral para a Diocese de São José do Rio Preto. Uma comissão segue fazendo as projeções necessárias para que a Igreja Particular “consagrada” a São José tenha um espaço para a realização de diversas atividades de cunho formativo e pastoral.


Programação

A partir de 19 de setembro, na cidade de Agudos, os padres da Diocese de São José do Rio Preto participarão de Atualização Teológica. O padre Ronaldo Zacharias, sdb, dirigirá a formação. “Integração Afetivo-sexual: Ministério Presbiteral e Sexualidade” será o tema das partilhas que acontecerão até quinta-feira, 22 de setembro.

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.