Retiro do Clero como expressão do Ano Vocacional

Cerca de 40 padres da Diocese de São José do Rio Preto constituíram o primeiro grupo a participar do retiro do clero em 2023. As atividades, desenvolvidas entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março, contaram com a orientação do Pe. Ricardo Antônio Pinto, da Arquidiocese de São Paulo.

O representante dos presbíteros, Pe. José Eduardo Vitoreti, que igualmente acompanhou o encontro realizado no Seminário Santo Antônio, na cidade de Agudos, destacou que o tema principal do retiro foi a vocação; em sintonia com o Ano Vocacional que está sendo celebrado no Brasil.

Sobre o programa, o Pe. José Eduardo explicou que além da oração da manhã, os padres acompanhavam duas reflexões antes do almoço e outras duas à tarde. A Santa Missa, as orações particulares, a leitura da Palavra de Deus e os momentos de reflexão pessoal (“deserto”) igualmente fizeram parte da iniciativa. “O retiro é o tempo sempre propício para fazer silêncio e para escutar a voz de Deus, cada vez mais, no coração”, completou o representante dos presbíteros.

Já considerando a retomada das atividades, na vivência da Quaresma, o Pe. José Eduardo disse confiar no retorno dos padres, todos mais fortalecidos, para bem servir o Povo de Deus. “Tivemos centenas ou milhares de pessoas rezando por nós”, comemorou o presbítero.

O bispo de São José do Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, que acompanhou o primeiro grupo de padres em retiro, voltará a se reunir, dessa vez com a segunda turma, no mês de julho.

FOTOS
Pe. Leonildo Pierin
Pe. Natalício Nascimento dos Santos
Pe. Fábio Dungue

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Assessor de Imprensa da
Diocese de São José do Rio Preto

 

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.