Retiro do Clero: um tempo de encontro com o Senhor

Se procurarmos entender o Retiro do Clero pela ótica do Código de Direito Canônico, ele se apresenta como obrigação. Ao observarmos seus benefícios, ele se traduz em bênçãos na vida dos padres.

Desde a última segunda-feira, 18 de julho, os presbíteros da Diocese de São José do Rio Preto estão em oração no Seminário Santo Antônio, em Agudos. Missas, momentos de reflexão e partilhas fazem parte do programa incentivado pelo padre Richard Strazza da Silva, do Clero de São João da Boa Vista. “Nosso orientador tem nos conduzido através das sete cartas, destinadas às sete Igrejas do Livro do Apocalipse. Estamos revendo nossa identidade como discípulos de Jesus Cristo. Como tal, devemos permanecer no Senhor. Somos exortados a termos a parresia, a coragem, a franqueza, a ousadia de buscar o primeiro amor e fazer uma memória da nossa vocação”, disse o vigário geral da diocese, padre Edvaldo Rosário Calazans. “O Retiro está sendo de uma grande profundidade na nossa espiritualidade. É um momento de fortalecimento do nosso Clero, nessa caminhada que nós vamos fazendo. É a ‘parada do Monte Tabor’ onde podemos rezar e refletir; não só com a Palavra de Deus, com os Sacramentos que celebramos, com os momentos de oração, mas com a própria vida”, completou o coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo.

Fraternidade

Considerando o início do pastoreio de Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, no Noroeste Paulista em 19 de março desse ano, a presente edição do retiro é a primeira do religioso junto aos seus colaboradores. “Ele (retiro) tem proporcionado momentos favoráveis para uma intimidade com o Senhor e perspectivas para novos rumos”, partilhou o vigário geral.

O Retiro do Clero da Diocese de São José do Rio Preto, que contou com o incentivo do representante dos presbíteros, padre Marcos Antonio Figueira da Silva, segue até a próxima sexta-feira, 22 de julho. O encerramento está previsto para acontecer após a Missa, ainda no período da manhã, para facilitar o deslocamento daqueles que deverão participar da Ordenação Presbiteral do diácono Paulo Henrique Castro, que acontecerá no mesmo dia, às 19h30, na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Mirassol. “Rezem por nós. Rezamos por vocês”, concluiu o padre Calazans.

 

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

 

FOTOS
(colaboração)
Pe. Tiago Henrique Medeiros
Pe. Luiz Caputo

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.