Reunião do Grupo de Assessores (GA) vai refletir sobre o Documento Preparatório e o Vade mecum do Sínodo de 2023

Os assessores das Comissões Episcopais Pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vão se reunir nesta terça-feira, 19 de outubro, virtualmente, para mais uma reunião ordinária do Grupo de Assessores (GA). O encontro deste mês vai contar ainda com a presença das secretárias e secretários executivos dos 19 Regionais da CNBB.

A pauta do GA será praticamente toda destinada à reflexão sobre a XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, com foco no Documento Preparatório e do Vade mecum para o Sínodo sobre a Sinodalidade. Esses dois documentos foram concebidos para serem utilizados de forma complementar e conjunta e têm versão em português. O Sínodo 2023 terá com o tema: “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.

Foto: Arquivo Pessoal

“No lugar de convidarmos um especialista para falar do Sínodo, nós mesmos, assessores e assessoras das comissões e secretários e secretárias executivos regionais, juntos com nosso Secretário Geral, dom Joel Portella Amado, a partir de algumas perguntas, iremos partilhar o objetivo, os princípios, o conteúdo e o processo do Sínodo 2023, já em pleno andamento na vida de nossa Igreja”, explica o secretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães.

Fase de Escuta Diocesana

A preparação para o Sínodo 2023 vai ser vivida em três fases, a primeira entre outubro de 2021 a março de 2022, a segunda que é a Continental, prevista para setembro de 2022 a outubro de 2023, e a terceira fase da Igreja Universal, em outubro de 2023.

A fase diocesana tem como finalidade promover uma consulta ao povo de Deus sobre o tema da assembleia do Sínodo envolvendo todas as forças vivas da Igreja local, proporcionar experiências formativas sobre o tema do Sínodo, organizar as atividades de abertura e a reunião pré-sinodal. As contribuições das Igrejas locais terão de ser enviadas até 25 de março de 2022 à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), responsável por fazer a sistematização brasileira a ser enviada para etapa continental.

Conheça e baixe aqui: Documento Preparatório “Para uma Igreja Sinodal – comunhão, participação e missão”

Conheça e baixe aqui: Vade mecum da Assembleia sinodal de 2023

Material retirado do site: https://www.cnbb.org.br/reuniao-do-grupo-de-assessores-ga-vai-refletir-sobre-o-documento-preparatorio-e-o-vade-mecum-do-sinodo-de-2023/ / Leia a matéria original