Sábado, pare e reze pela paz às 13 horas

“Onde você estiver, às 13 horas do dia 8 de junho, pare, abaixe a cabeça e reze pela paz” é o simples convite dirigido às mulheres e homens de boa vontade, em 30 línguas diferentes.

Na Audiência Geral da última quarta-feira, o Papa Francisco impulsionou a iniciativa da Ação Católica internacional de rezar pela paz ‘Um Minuto” neste sábado.

Cidade do Vaticano

“No próximo sábado, 8 de junho, recorre o quinto aniversário do encontro, aqui no Vaticano, dos presidentes de Israel e da Palestina, comigo e com o patriarca Bartolomeu. Às 13h00 somos convidados a dedicar “um minuto à paz” – de oração, para quem crê; de reflexão, para quem não crê. Todos juntos por um mundo mais fraterno. Obrigado à Ação Católica Internacional que promove esta iniciativa”.

Esse foi o convite feito pelo Papa Francisco no final da Audiência Geral na última quarta-feira. Não é a primeira vez que o Santo Padre convoca momentos de oração pela paz. Em 18 de fevereiro de 2018, diante da trágica situação de conflito em diversas partes do mundo, ele havia convocado um dia especial de jejum e oração pela paz para o dia 23 do mesmo mês (primeira semana da Quaresma).

Desde o histórico encontro realizado por desejo do Papa Francisco em 2014 no Vaticano, reunindo os presidentes de Israel e da Palestina, e o patriarca de Constantinopla , não houve uma significativa alteração nos acontecimentos em nível mundial, a ponto de tornar um apelo de oração pela paz menos urgente.

Assim, também este ano – em memória daquele encontro pela reconciliação – o Fórum Internacional da Ação Católica (FIAC), a União das Organizações Católicas femininas (UMOF), a Ação Católica Italiana, a Ação Católica Argentina e a Comissão Nacional de Justiça e Paz da Conferência Episcopal Argentina, pedem aos seus membros para que parem e dediquem uma intenção de oração pelo fim dos conflitos que causam luto e desespero aos povos ao redor mundo.

“Onde você estiver, às 13 horas do dia 8 de junho, pare, abaixe a cabeça e reze pela paz” é o simples convite dirigido às mulheres e homens de boa vontade, em 30 línguas diferentes.

Belém

Em particular, às 13 horas do dia 8 de junho, no “Lar Menino Deus” em Belém – casa de acolhida para crianças abandonadas ou com necessidades especiais construída nas proximidades Basílica da Natividade no início da Segunda Intifada – se recolherão em oração jovens voluntários da iniciativa da Ação Católica italiana “Para ver a estrela”, projeto do serviço mensal católico italiano, criada por ocasião dos 150 anos da fundação da associação.

Polônia

Ao mesmo tempo, aos pés da Nossa Senhor Negra do Santuário de Cz?stochowa, Polônia, estará em oração pela paz a Ação Católica da Polônia, por ocasião de sua peregrinação anual.

Venezuela

Já os jovens da Ação Católica da Venezuela rezarão pela paz ao lado das pessoas que passam por dificuldades e com as quais compartilham a comida da “Olla Solidaria De Comida” em algumas periferias do país, começando por Caracas.

Burundi

E às 13 horas, em Bujumbura, quem quiser pode rezar pela paz sintonizando a Rádio Maria Burundi, que transmitirá a Santa Missa celebrada pelo assistente da Ação Católica do Burundi, padre Salvatore Niciterense.

Este ano, para que a oração pela paz seja transformada em estilo de vida, o Fórum Internacional da Ação Católica pede para que seja dada uma particular atenção ao Documento sobre “Fraternidade Humana em prol da paz mundial e da convivência comum”, assinado em Abu Dhabi no último dia 4 de fevereiro pelo Papa Francisco e pelo Grão Imame Ahmed Al-Tayyeb: “Este Documento deve se tornar objeto de pesquisa e de reflexão em todas as escolas, nas universidades e nos institutos educacionais e de formação, a fim de contribuir para criar novas gerações que levem o bem e a paz e defendam o direito dos oprimidos e dos últimos em todos os lugares”, diz o texto.

Maiores informações sobre a iniciativa podem ser encontradas no site: https://www.catholicactionforum.org

Fonte: Vatican News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

35  +    =  41