Santuário São Judas Tadeu/SJRP

Santuário São Judas Tadeu/SJRP

04/08/2021 Off Por SEDICOM

História

Fundação:

28/10/1972

História da Entidade:

“A criação da Paróquia foi disposta pelo Bispo Diocesano para assim marcar a presença dos Missionários Combonianos no seu 10ª aniversário.

Precisamente aos 27 de outubro de 1972, Dom José Joaquim Gonçalves, em nome de Dom Lafayete Libânio, ausente por encontrar-se em Roma, no 2º Concílio Vaticano, nomeava Reitor do Santuário, Pe. Ângelo Dell’Oro, dando-lhe a posse.

Durante esses 10 anos várias vezes o então Bispo Diocesano, Dom Lafayete Libânio, mostrou desejos de criar a Paróquia, mas foi sempre dissuadido pelos Combonianos, pois faltava o elemento humano, isso é número suficiente de moradores.

Praticamente, porém, o Vigário da Paróquia do Coração Imaculado de Maria (Santa Cruz), Monsenhor Gregório Nafria, desde aquele 27 de outubro de 1962, deixou de interessar-se pelos seus paroquianos acima da Av. Murchid Homsi, deixando toda a assistência religiosa ao Reitor do Santuário. Os únicos bairros existentes naquela época eram Vila Elvira, Parque Celeste, 3 casas em Roseiral e Vitória Régia.”

Após a atuação dos Missionários Combonianos, o bispo diocesano à época, dom Orani João Tempesta, O.Cist, achou por bem confirmar o padre Luiz Caputo como pároco na igreja dedicada ao “Santo dos Casos Desesperados”. A atuação do Presbítero garantiu, entre tantos feitos, que a Paróquia fosse elevada à dignidade de Santuário Diocesano em 23 de outubro de 2003.

 

Horários de Missa

 

Segunda-feira, 19h (Pelas Almas)
Terça-feira, 15h
Quarta-feira, 19h
Quinta-feira, 08h
Sexta-feira, 15h
Sábado, 8h (transmitida/redes sociais) e 18h (Missa Dominical)
Domingo, 7h, 9h (transmitida/redes sociais) e 19h

Dias 28 de cada mês (devoção a São Judas): 7h, 9h (transmitida/redes sociais), 15h (transmitida/redes sociais / Interativa FM – 104,3 FM) e 19h

 

Endereço

Rua José Bonifácio, 1598 – Jd. Roseiral

CEP 15070-400

São José do Rio Preto / SP

 

Padre/Vigário

 

Padre Luiz Caputo (Pároco Reitor)

 

 

Secretaria Paroquial

Telefone:

(17) 3215-9201

Secretária:

Michele Claus (WhatsApp: (17) 9 9633-1970)

Segunda à Sexta

Das 7h30 às 11h45 e das 13 às 16h60

Sábado

Das 7h às 11h

 

Confissões

 

Quarta-feira / Sexta-feira: Das 15h30 às 17h
Dias 28: 8h, 10h e 14 h;

 

Álbum de Fotos

 

Obras Sociais

Serviço Social São Judas Tadeu
Quando o padre Ângelo Dell’Oro chegou a São José do Rio Preto, para concluir a construção do tempo dedicado a São Judas Tadeu, no Jardim Roseiral, percebeu o grande número de meninos em situação de extrema pobreza na região. Evangelizador, o missionário italiano se sensibilizou a partir dos riscos a que aquelas crianças estavam submetidos se continuassem nas ruas.

Em 2003, a Diocese de São José do Rio Preto assumiu a administração do Serviço Social São Judas Tadeu; atendendo a um desejo dos Missionários Combonianos; que contornaram diversas (e sérias) crises financeiras.

Naquele mesmo ano o padre Luiz Caputo foi confirmado Presidente do Serviço Social. O presbítero teve como primeira missão ampliar o atendimento e sintonizar a Entidade e seus cursos às novas exigências do mercado de trabalho. Era bispo de São José do Rio Preto, à época, dom Orani João Tempesta, O. Cist, hoje arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Nos últimos 18 anos, desde o início do trabalho do padre Luiz, o número de educandos atendidos diariamente na Entidade passou de 220 para 400. Cursos foram abertos, atividades criadas e novos projetos educacionais propostos.

Ao celebrar seus 60 anos de caminhada (28/10/2022), o Serviço Social comemora os mais de 16 mil adolescentes assistidos e encaminhados os mais variados postos na sociedade. Em todos os ramos – da indústria ao comércio, passando pela prestação de serviços – sempre existe um ex-aluno do São Judas.

Desenvolvendo seu Projeto, a Entidade investe na Formação Integral (Humana, Cultural e Cidadã) dos educandos.

Em tempos de pandemia, o Serviço Social São Judas Tadeu assumiu o ambiente virtual como espaço de educação: por meio de grupos, distribuindo as atividades e acolhendo as necessidades das famílias!

Em 2022 o Serviço Social São Judas Tadeu voltou a oferecer Cursos de Formação Profissional. Além da ampliação da oferta de vagas, a Entidade ampliou a faixa etária (indo dos 6 até os 18 anos).

Facebook
facebook.com/saojudas

Instagram
@saojudasrp

 

 

Compartilhe: