Secretariado Diocesano de Pastoral será ampliado em 2023

Os membros do Secretariado Diocesano de Pastoral se reuniram na terça-feira, 6 de dezembro, com o bispo de São José do Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb. O padre Luiz Caputo, que coordena o segmento, orientou a pauta do último encontro em 2022; ocasião em que foram celebrados os avanços verificados em diversas áreas. “Esse é um organismo de animação da Diocese. Ele dá visibilidade às ações da nossa Igreja”, sintetizou o presbítero.

Em “espírito sinodal”, a Equipe recordou a constituição do grupo quando do pastoreio do arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva (à época Administrador Apostólico Sede Vacante local). Ainda sobre a composição do Secretariado, a presença dos seminaristas do último ano de Teologia foi apontada como um importante sinal. “Percebemos uma integração entre o Secretariado e outros movimentos. Temos que dar mais visibilidade a essa integração”, disse Rodrigo Cardoso. “Desfaz a visão de que uns organizam e outros fazem. Bom seria se cada Forania tivesse um representante”, sugeriu Junior Dugnani. “A nossa participação foi muito boa. Vai tirando o peso (de um trabalho centralizado) e não sobrecarrega”, completou Pedro Sant’Anna. “Foi uma experiência importante e nos ajudou a ampliar os horizontes”, concluiu Wagner Gonçalves.

Planejamento

A efetivação da nova etapa do Sínodo dos Bispos também figurou na pauta da reunião. Acerca da colaboração da Diocese, um encontro está agendado para o dia 18 de fevereiro. Até lá, os membros do Secretariado, da Equipe Sinodal e outras lideranças deverão ler o documento partilhado pelo vigário geral, padre Edvaldo Calazans, e que orientará os trabalhos. “Esse material é de uma grande riqueza”, disse ele. Nesse contexto, a secretária de pastoral, Irmã Rosangela Fontoura, sublinhou a necessidade de que sejam criados momentos de estudo para os voluntários. Segundo a religiosa, também se faz urgente o incentivo à reestruturação dos Conselhos Paroquiais de Pastoral.

Além de quatro reuniões previstas no calendário (sendo a primeira no dia 9 de fevereiro), estão projetadas a realização da Assembleia de Pastoral (em 24 de junho) e “momento celebrativo” com as lideranças no dia 25 de novembro do próximo ano.

Ampliação
Ainda durante a reunião do Secretariado, nomes foram sugeridos para aumentar a representatividade do organismo. A ideia, também em função da elaboração do próximo Plano Diocesano de Pastoral, foi a de acolher colaboradores ligados aos pilares das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil que deverão, mais uma vez, nortear as ações em São José do Rio Preto. “A Igreja vai discernindo certas realidades. O Plano de Pastoral deve dialogar com essas realidades. É bom que nos alegremos com esse ‘novo’ que está acontecendo. O Secretariado Diocesano de Pastoral nos anima frente aos desafios”, concluiu Dom Vilar.

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

 

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.