Secretárias e Secretários Paroquiais participam de formação

O contato entre o Povo de Deus e uma Comunidade, em muitas situações, é promovido, por primeiro, pelos secretários e secretárias paroquiais. São eles os responsáveis pela partilha de informações, pela organização de estruturas, pelas orientações acerca dos processos e, igualmente, pela acolhida nas diversas necessidades que se apresentam.

Considerada a importância desses colaboradores, a Diocese de São José do Rio Preto voltou a organizar rodadas de diálogo e de formação para o grupo. Na manhã de sexta-feira, 10 de junho, na Paróquia Jesus Bom Pastor e São Sebastião, foi realizado o primeiro encontro do segmento em 2022. O padre Vanderlei Moncegatti, que acompanhará os profissionais, orientou a reunião de modo a garantir espaços de treinamento e de convivência.

Em pauta
A partir da assessoria da advogada Michelle Magri, a Lei Geral de Proteção de Dados foi apresentada. O “despertar” para o tema completou ação realizada na quarta-feira, 8 de junho: ocasião em que a Pastoral da Comunicação organizou live para popularizar o tema. Segundo Michelle, é necessário assumir boas práticas para que a LGPD seja respeitada. “Não precisamos nos desesperar. Estamos começando um processo onde todos vamos aprender”, disse a advogada.

Em outra etapa, o padre Fábio Dungue expôs pontos do Código de Direito Canônico e entendimentos quando da preparação para um Sacramento (igualmente considerando os desdobramentos documentais do mesmo). O religioso sublinhou a importância de acolhida que seja verdadeiramente comprometida com a pessoa do outro. “Não é a lei pela lei. Precisamos estar com o nosso coração disponível”, disse ele. O pensamento recebeu o complemento do padre Luiz Caputo que, em sua fala, destacou as questões pastorais que se materializam em cada caso.

Os secretários e secretárias paroquiais voltarão a se reunir no segundo semestre. A pauta do encontro estará apoiada na formação acerca da plataforma de gestão paroquial.

 

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.