Semana de Oração pela Unidade Cristã

 

Dom Manoel: “Unidade cristã é graça de Deus e a alcançamos pela oração”

“A unidade dos cristãos ou a unidade cristã é graça de Deus, é Deus quem faz. E a graça nós alcançamos pela oração”. Assim o bispo de Cornélio Procópio (PR), dom Manoel João Francisco, define a importância da Semana de Oração pela Unidade Cristã, iniciada no domingo, dia 13 de maio.

O bispo, que é membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ensina que a oração toca o coração de Deus, “Ele mesmo nos orientou nesse sentido de que no meio de toda a ação em busca da unidade cristã, a oração é a principal”.

Dom Manoel também destaca na entrevista as reflexões do teólogo Hans Küng sobre o papel das religiões na construção da paz mundial.

Entrevista – Dom Manuel João Francisco

Celebrações
Igrejas Católicas, anglicanas, protestantes, ortodoxas e tantas outras estão celebrando desde a Festa da Ascenção do Senhor a Semana de Oração pela Unidade Cristã (Souc), sob o impulso do tema A mão de Deus nos une e liberta” (Ex 15, 1-21).

A Comissão para o Ecumenismo da CNBB incentiva a celebração da semana em todo o Brasil, sejam nos regionais e dioceses que já possuem as comissões correlatas, sejam nas paróquias e comunidades. “O importante é estarmos juntos para pedir o dom da união entre os cristãos”, ressaltou o assessor da Comissão na CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães. Segundo ele, o Conic deve receber ao final dessa semana diversos relatos de celebrações e iniciativas ecumênicas Brasil afora, mas destacou que acontecem atividades na cidade do Rio de Janeiro (RJ), na baixada fluminense, onde estão as dioceses de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, também na Bahia, em São Paulo e no Paraná.

De acordo com Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), que oferece os materiais para as celebrações destes dias, além das igrejas-membro do conselho, em muitas cidades a Semana de Oração congrega lideranças e membros de outras igrejas, como a Quadrangular, Assembleia de Deus, Metodista, comunidades ortodoxas, entre outras. Também ganha destaque a atividade que acontecerá em Campo Grande (MS), no último dia da Souc: uma concentração no centro da cidade para pedir mais tolerância religiosa com a presença de diversas manifestações de fé, incluindo as de matriz africana.

São igrejas-membro do Conic: Aliança de Batistas do Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida e Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  +  27  =  34