Semana Nacional da Vida Consagrada

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Reprodução: CNBB | 17/08/20

 

Na semana em que a Igreja no Brasil, dentro das programações do Mês Vocacional, realiza pela primeira vez a Semana Nacional da Vida Consagrada, o Papa Francisco enviou uma carta aos consagrados e consagradas do Brasil. A semana, organizada pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) teve início ontem, 16 de agosto, e continua com uma série de ações (lives, celebrações) até o próximo dia 22, sábado. A semana tem o mesmo tema do mês vocacional “Amados e Chamados por Deus”.

Na carta, o Santo Padre se une em espírito à realização da semana promovida pela CRB. O Papa Francisco recordou que a caminhada vocacional tem origem na experiência de saber-se amado por Deus. Frente às tentações do mundo que podem fragilizar a vocação à vida consagrada, o Papa Francisco levanta novamente a pergunta feita na Carta Apostólica aos Consagrados, em 2014: “Jesus é verdadeiramente o primeiro e o único amor, como nos propusemos quando professamos os nossos votos?”.

Segundo o Sumo Pontífice, só em caso afirmativo, “poderemos como é nosso dever – amar verdadeira e misericordiosamente cada pessoa que encontramos no nosso caminho, porque teremos aprendido dele o que é o amor e como amar: saberemos amar, porque teremos o seu próprio coração”. Confira a íntegra da carta do Papa Francisco abaixo:

 

Carta do Papa Francisco aos consagrados e consagradas do Brasil

Queridos consagrados e consagradas do Brasil,

É com grande alegria que me uno em espírito às orações e iniciativas promovidas pela Conferência dos Religiosos do Brasil por ocasião da Semana da Vida Religiosa Consagrada entre os dias 16 e 22 de agosto que visa promover e renovar a missão de cada um de vocês na terra de Santa Cruz. Neste sentido, convém recordar que a caminhada vocacional tem sua origem na experiência de saber-se amado por Deus: a própria vida já é fruto de uma chamada de Deus; nos chamou à vida porque nos ama e tudo predispôs para que cada um de nós fosse único acompanhando-nos ao longo das estradas poeirentas da nossa vida e, sabendo da nossa pungente nostalgia de amor e felicidade, chama-nos à alegria, que se encontra somente no dom de si aos outros (cf. Mensagem para o 55º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, 22/2/2018).

Por outro lado, diante dos desafios impostos pela sociedade atual, que vive numa mudança de época, é preciso estar vigilantes, a fim de se evitar a tentação de ter um olhar mundano, que nos impede ver a graça de Deus como protagonista da vida e nos leva a sair à procura de qualquer substituto (cf. Homilia no 24º Dia Mundial da Vida Consagrada, 1/2/2020). O melhor antídoto contra a tentação é dar prioridade à oração em meio a todas as nossas atividades, certos de que a pessoa que mantém o olhar fixo em Jesus aprende a viver para servir, pois experimenta aquilo que disse o profeta Isaías: “És precioso a meus olhos… Eu te amo” (43,4).

Por isso, para buscar uma maior promoção e renovação da vida e missão dos consagrados no Brasil, convido novamente a fazer aquela pergunta que tinha proposto na Carta Apostólica aos Consagrados, em 2014: “Jesus é verdadeiramente o primeiro e o único amor, como nos propusemos quando professamos os nossos votos? Só em caso afirmativo, poderemos como é nosso dever – amar verdadeira e misericordiosamente cada pessoa que encontramos no nosso caminho, porque teremos aprendido dele o que é o amor e como amar: saberemos amar, porque teremos o seu próprio coração”.

Queridos consagrados e consagradas do Brasil, desejando confirmar tais propósitos e pedindo a intercessão de Nossa Senhora Aparecida para que essa Semana da Vida Religiosa Consagrada seja muito fecunda, envio a todos a Bênção Apostólica, pedindo que, por favor, não deixem de rezar por mim.

Roma, São João de Latrão, 5 de agosto de 2020

Papa Francisco

____________________

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6  +  2  =