A comunhão nos matrimônios mistos

 

Papa a bispos alemães: encontrar solução unânime para comunhão nos matrimônios mistos

Dom Luis Francisco Ladaria Ferrer, S.J., ilustrou que o Papa Francisco aprecia o empenho ecumênico dos bispos alemães e pede a eles que encontrem, em espírito de comunhão eclesial, um resultado possivelmente unânime.

Cidade do Vaticano

A Conferência episcopal alemã tratou em sua última sessão plenária, realizada de 19 a 22 de fevereiro passado, de um Subsídio pastoral intitulado “Caminhar com Cristo – nas pegadas da unidade. Matrimônios mistos e participação comum da Eucaristia”. Mais de três quartos dos membros da Conferência episcopal aprovaram o texto. Um número significativo de pastores – entre os quais sete bispos diocesanos –, por vários motivos, não deram seu assenso.

Colóquio entre alguns bispos alemães e a Santa Sé.

 

Estes sete bispos se dirigiram à Congregação para a Doutrina da Fé, ao Pontifício Conselho  para a Promoção da Unidade dos Cristãos e ao Pontifício Conselho para os Textos Legislativos. Depois disso, por desejo do Papa Francisco, foi concordado um colóquio entre alguns bispos com responsáveis da Santa Sé. É o que informa um comunicado da Sala de Imprensa vaticana.

O apreço do Papa Francisco pelo empenho ecumênico dos bispos alemães

Durante o colóquio, realizado em língua alemã, o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Luis Francisco Ladaria Ferrer, ilustrou que o Papa Francisco aprecia o empenho ecumênico dos bispos alemães e pede a eles que encontrem, em espírito de comunhão eclesial, um resultado possivelmente unânime.

No colóquio foram discutidos vários pontos de vista: por exemplo, a relação da questão com a fé e o cuidado pastoral, sua relevância para a Igreja no mundo inteiro e a sua dimensão jurídica. O arcebispo Ladaria informará o Santo Padre acerca do conteúdo do colóquio. O encontro realizou-se numa atmosfera cordial e fraterna, lê-se no comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Participantes das conversações

O colóquio, realizado esta quinta-feira (03/05) na sede da Congregação para a Doutrina da Fé, teve a participação dos seguintes prelados:

da parte dos bispos alemães, o arcebispo de Munique e Freising e presidente da Conferência episcopal, cardeal Reinhard Marx; o arcebispo de Colônia, cardeal Rainer Maria Woelki; o bispo de M?nster, Dom Felix Genn; o bispo de Speyer e presidente da Comissão Doutrinal da Conferência episcopal alemã, Dom Karl-Heinz Wiesemann; o bispo de Regensburg e vice-presidente da Comissão Doutrinal da Conferência episcopal alemã, Dom Rudolf  Voderholzer; o bispo de Magdeburg e presidente da Comissão para o Ecumenismo da Conferência episcopal alemã, Dom Gerhard Feige; e o secretário da Conferência episcopal alemã, Pe. Hans Langendörfer.

Deixe um comentário