Superação transformada em gesto solidário na luta contra o câncer

Mari De Nadai superou um câncer de mama. Curada, ela entendeu que poderia fazer algo por outras mulheres: nasceu, em 2021, um evento para conscientizar, mas também para fortalecer aquelas que seguem em tratamento contra a doença. “A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, através das voluntárias do Bazar de Fátima, realizou o Outubro Rosa. Esse ano, como gesto concreto, a Comunidade fez uma campanha para a arrecadação de lenços e turbantes que foram doados ao Hospital de Base / Instituto do Câncer”, explicou o padre José Eduardo Vitoretti. A entrega aconteceu no último dia 27 de outubro.

Testemunho
Era para ser um exame de rotina quando Mari De Nadai soube da existência de um nódulo com 3 cm na mama. A descoberta, durante um ultrassom, por si só, já foi sinal de Deus: “ele (nódulo) estava escondido. O médico, chamado Daniel, o encontrou”, disse. Foram dias de certo temor, mas de muita fé: procedimentos complementares confirmaram se tratar de uma lesão maligna. “Nessa época eu morava em São Caetano do Sul. De lá foi encaminhada para o Instituto do Câncer, em São Paulo. Antes da retirada total da mama, fiz 4 sessões de quimioterapia. Depois foram 28 de radioterapia em 8 meses de tratamento”, explicou.

Já em São José do Rio Preto, Mari reconstruiu a mama e seguiu trabalhando como auxiliar de dentista. “É um deserto que você atravessa. Quando vinham os pensamentos ruins, eu rezava e cantava”, contou.

Mari sempre foi muito Católica e desde cedo frequentava a Igreja. Essa fé, segundo ela, reforçava a certeza de que Deus não a abandonaria durante o tratamento. Além da queda de cabelo, ela acompanhou o tratamento da irmã (com linfoma), perdeu uma cunhada igualmente com câncer (vítima de um diagnóstico tardio). Na superação desses dramas é que ela entendeu que deveria fazer algo por outras mulheres.

TEXTO 
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

Colaboração 
Mari De Nadai

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.