Unidade Diocesana: Comissão inicia preparação para Festa de Castores

A Missa em Ação de Graças pelos 94 anos de criação da Diocese de São José do Rio Preto já está preparada. Os responsáveis por cada um dos segmentos do encontro apresentaram os avanços e aquilo que está planejado. A reunião de alinhamento aconteceu no sábado, 21 de janeiro, no São Judas. Alguns aspectos serão marcantes; entre eles, a recordação da história, a abertura do Ano Pastoral 2023 e a entrega das nomeações para as funções diocesanas. Um Anuário, com as principais atividades para o período, também será distribuído. A Celebração Eucarística acontecerá na quarta-feira, 25 de janeiro, às 19h30, na Catedral de São José.

Planejamento
Aproveitando o encontro do grupo, foi confirmada a adesão dos voluntários em uma nova iniciativa: a preparação da Festa dedicada ao Senhor Bom Jesus dos Castores. O encontro, que acontecerá no domingo, dia 6 de agosto, foi destacado como “ponto de unidade” para toda a Diocese. De agora até a data da Celebração, uma série de iniciativas serão efetivadas.

O reitor do Santuário de Castores, padre Diego Lopes, mostrou-se animado com a ação e, ao mesmo tempo, externou o desejo de que, a partir daquele Santuário, a fé irradie para toda a Diocese. Ainda segundo o presbítero, a Missa que concentrará as forças vivas da Diocese será às 17 horas (horário tradicional e já consagrado pelos fiéis).

Algumas ações
Visitas aos veículos de imprensa, elaboração de subsídio para a vivência de um tríduo preparatório nas Paróquias, confecção de cartazes, resgate histórico na Revista Igreja em Rede e em programas na Rádio Interativa FM foram algumas das ações elencadas. Ainda no contexto das novidades, ficou definido que a Novena em preparação à festa será assumida pelas Foranias da Diocese; sendo cada uma delas responsável por um encontro. Os seminários diocesanos também vão participar: por ocasião do 3º Ano Vocacional, os seminaristas igualmente assumirão um dos dias do novenário.  “Queremos, nesses 94 anos da Diocese, resgatar o sentido de unidade semelhante ao que foi vivido em anos anteriores”, explicou o coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo. Participaram do diálogo os padres Edvaldo Calazans (Vigário Geral), Paulo Castro (Assessor da Pastoral da Comunicação), Alexandre Ferreira dos Santos e Carlos Eduardo Nascimento (da Comissão de Liturgia); além de seminaristas e lideranças leigas.

 Distribuídas as demandas, a Equipe de organização da festa dedicada ao Senhor Bom Jesus dos Castores voltará a se encontrar no dia 29 de abril.

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Assessor de Imprensa da
Diocese de São José do Rio Preto

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.