Caminhada pastoral seguirá apoiada em pilares da Ação Evangelizadora

Juntos na mesma missão”. O refrão meditativo escolhido para o momento de oração dos coordenadores diocesanos de grupos, pastorais e movimentos não poderia ter sido mais oportuno. “Todos à escuta do Espírito Santo” foram inseridos na realidade do Sínodo dos Bispos 2023 em encontro realizado no sábado, 12 de fevereiro, no Centro de Estudos Sagrado Coração de Jesus. O Padre Edvaldo Calazans, vigário geral da Diocese de São José do Rio Preto, tomando o discurso do Papa Francisco à Igreja Particular de Roma, em setembro de 2021, recordou que se nessa caminhada “não houver o Paráclito, será um parlamento diocesano, mas não um Sínodo. Nós não estamos fazendo um parlamento diocesano, não estamos fazendo um estudo sobre isto ou aquilo, não: estamos fazendo um caminho de nos escutarmos e de escutar o Espírito Santo, de discutir entre nós e também discutir com o Espírito Santo, que é um modo de rezar”.

Uma Igreja em saída

O coordenador diocesano de Pastoral, padre Luiz Caputo, motivou a apresentação das lideranças presentes e indicou os assessores para cada segmento. A partir dessa dinâmica, foi possível observar todas as ações colocadas a serviço do Povo de Deus no Noroeste Paulista. “A comunhão diocesana é fundamental”, completou Celso Barreiro ao apontar a necessidade de uma “meta” comum para todas as iniciativas.

Pão, Palavra, Caridade e Missão

O seminarista Pedro Henrique Sant’Ana, que é membro do Secretariado Diocesano de Pastoral, destacou a origem do grupo e sua composição. Sob a orientação do padre Caputo, os voluntários desse organismo tem a missão de animar a ação evangelizadora a partir do Plano Diocesano de Pastoral e dos 4 pilares oferecidos pela Conferência Nacional dos Bispos.

Em relação às questões práticas, foi apresentado o novo modelo do Conselho Diocesano de Pastoral; que passará a atuar de forma descentralizada, mas mantendo a unidade. Encontros serão realizados por segmentos (com padres Coordenadores de Região, com Assessores de Grupos, Pastorais e Movimentos e com os animadores desses trabalhos). Já está prevista, na programação, uma reunião geral com o bispo escolhido para São José do Rio Preto, dom Vilar. O encontro será dia 26 de março, no Serviço Social São Judas Tadeu. “No modelo de Conselho Diocesano de Pastoral nós temos que ter espiritualidade, formação e troca de experiências”, sublinhou o Padre Caputo. “Essa dinâmica nos permite ser vistos e ouvidos (com reuniões em grupos menores). Que nós possamos deixar que o vento da esperança de uma Diocese participativa nos toque. Vamos olhar pra frente. Muito obrigado pela resposta de vocês. Nós contamos com cada um”, completou o padre Calazans.

Motivação

Considerada a aprovação do modelo exposto, o Secretariado de Pastoral seguirá atuando, em especial nesse momento, para garantir a plena vivência do “tempo da escuta” proposto pelo Papa Francisco. “Este Sínodo tocou o meu coração. Agora estamos tratando da essência, da mística da Igreja. Com isso, se a gente acolher essa mensagem de comunhão, participação e missão vamos ver que o Sínodo nos destrona: o Espírito Santo é o protagonista. É ele que nos move”, partilhou a Irmã Isilda, representante da Conferência dos Religiosos do Brasil na Diocese. “Vocês são uma parte muito importante nesse processo. Vocês coordenam os trabalhos que movimentam essa Igreja Particular. Se nós não nos envolvermos, vamos deixar passar o momento da graça”, completou a secretária diocesana de pastoral, irmã Rosangela Fontoura.

Formação

Considerando a realização da Campanha da Fraternidade 2022, o Secretariado de Pastoral distribuiu aos coordenadores o Texto Base da iniciativa que será aberta na Quarta-feira de Cinzas. E para que ela seja bem vivida, na terça-feira, 15 de fevereiro, às 8 da noite, no perfil da Diocese de São José do Rio Preto no Facebook (bispadosjrp) será realizada live com o secretário-executivo de campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, padre Patriky Samuel Batista.

Apontando para as ações futuras, o padre Caputo garantiu que a caminhada tem tudo para ser produtiva. “Sinais de esperança nós temos muitos. São tantas coisas boas acontecendo: o nosso bispo (dom Vilar) chegando e a boa vontade de vocês são algumas delas. Vamos seguir animados!”, concluiu o coordenador diocesano de pastoral.

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.

TEXTO / FOTOS
André Botelho
Jornalista/ Comissão
Diocesana de Pastoral