Comunhão: oração e jejum, em 17 de outubro, pela paz

ASSEMBLEIA DOS ORDINÁRIOS CATÓLICOS DA TERRA SANTA
Latinos, Melquitas, Maronitas, Sírios, Armênios, Caldeus, Custódia da Terra Santa
Prot. n. 37/2023

Jerusalém, 11 de outubro de 2023.

“Porquanto Deus não é Deus de confusão, mas de paz” (1 Cor 14,33).

Prezados irmãos e irmãs,

que o Senhor nos dê realmente Sua paz!

A dor e o desânimo sobre o que está acontecendo é grande. Mais uma vez nos encontramos no meio de uma crise política e militar. Fomos repentinamente lançados em um mar de violência sem precedentes. O ódio, que infelizmente já temos experimentado por muito tempo, aumentará ainda mais, e a consequente espiral de violência criará mais destruição. Tudo parece falar de morte.

Contudo, neste tempo de tristeza e desânimo, não queremos permanecer desamparados. Não podemos deixar que a morte com seu aguilhão (1 Cor 15,55) seja a única palavra que ouvimos.

Por isso sentimos a necessidade de rezar, de voltar nossos corações para Deus Pai. Somente desta forma podemos obter a força e a serenidade necessárias para suportar estes tempos difíceis, voltando-nos para Ele, em oração e intercessão, para implorar e clamar a Deus em meio a esta angústia.

Em nome de todos os Ordinários da Terra Santa, convido todas as paróquias e comunidades religiosas para um dia de jejum e oração pela paz e reconciliação.

Pedimos que na terça-feira, 17 de outubro, todos façam um dia de jejum, abstinência e oração. Vamos organizar tempos de oração com Adoração Eucarística e com a recitação do Rosário para Nossa Bem-Aventurada Virgem Maria. Embora muito provavelmente em muitas partes de nossas dioceses as circunstâncias não venham a permitir grandes aglomerações, é possível organizar momentos simples e sóbrios de oração em comum nas paróquias, comunidades religiosas e famílias.

Este é o modo de estarmos juntos apesar de tudo, e nos unirmos coletivamente em oração, para entregarmos a Deus Pai nossa sede de paz, justiça e reconciliação.

Com sinceras orações por todos,

+ Pierbatistta Card. Pizzaballa 
Patriarca Latino de Jerusalém
Presidente da ACOHL