Coordenadores de Região, em espírito sinodal, acolhem propostas pastorais

A Diocese de São José do Rio Preto está disposta em boa parte do Noroeste Paulista. Se partirmos de Orindiúva em direção a Adolfo, considerando os extremos do território dessa Igreja Particular, percorreremos quase 160 quilômetros. Com a meta de “diminuir” as distâncias e de agilizar as ações junto ao Povo de Deus, foram criadas as Regiões Pastorais; também conhecidas, em muitas partes do Brasil, como Foranias. Dom Vilar, quando tomar posse, em 19 de março, encontrará 71 Paróquias distribuídas em 7 “grupos”.

Na manhã da última quarta-feira, 9 de fevereiro, o coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo, se reuniu com os responsáveis pelas Regiões Beata Madre Assunta (Frei Jerônimo), Beato Padre Mariano (padre Sander Marcos de Freitas Vieira), Senhor Bom Jesus dos Castores (padre Diego Lopes), Catedral (padre José Aparecido Gonzaga), Nossa Senhora do Carmo (padre Antônio Valdecir Dezidério), Sagrado Coração de Jesus (padre Cândido Fernandes Perez) e São Judas Tadeu (padre Vanderlei Moncegatti). O diálogo teve o Sínodo dos Bispos 2023 como tema prioritário.

Planejamento
Entre os assuntos em pauta, a realização das Visitas Pastorais também mereceu atenção. Elas acontecerão, ainda em 2022, de forma coletiva, priorizando as Regiões. A partir do próximo ano, em dinâmica que será estruturada, dom Vilar passará alguns dias convivendo e rezando com os padres e os paroquianos em cada paróquia.

Durante a reunião, o padre Caputo apresentou sua proposta de trabalho e informou sobre a constituição do Secretariado Diocesano de Pastoral; grupo que fará a articulação das ações nesse segmento.

Formação
Informados sobre a formação da Campanha da Fraternidade 2022, os presentes se comprometeram em divulgar o encontro que acontecerá em ambiente virtual, a partir do perfil da Diocese de São José do Rio Preto no Facebook (bispadosjrp). Na próxima terça-feira, 15 de fevereiro, às 8 da noite, o secretário-executivo do Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, padre Patriky Samuel Batista, fará a partilha de valiosas informações.

Compromisso
Os coordenadores de Regiões Pastorais também ofereceram sugestões importantes para a organização de ações futuras; dando, dessa forma, um oportuno exemplo de unidade. “Vocês, em cada localidade, são os braços do bispo”, destacou o padre Caputo. O Vigário Geral da Diocese, padre Edvaldo Calazans, a secretária de pastoral, irmã Rosângela Fontoura, e o representante de presbíteros, padre Marcos A. Figueira da Silva, igualmente atuaram na realização do encontro que, na visão do coordenador de pastoral, foi muito produtivo.

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.

TEXTO / FOTOS
André Botelho
Jornalista/ Comissão
Diocesana de Pastoral