Diocese de São José do Rio Preto ganha 4 novos Ministros da Palavra

O ano acadêmico no Centro de Estudos Sagrado Coração de Jesus está oficialmente aberto. O arcebispo de Ribeirão Preto e administrador apostólico da Diocese de São José do Rio Preto, dom Moacir Silva, presidiu a Eucaristia que na segunda-feira, 21 de fevereiro, marcou o início das atividades formativas em 2022. Também participaram da Celebração os Bispos de Jales, dom José Reginaldo Andrieta; de Catanduva, dom Valdir Mamede e da Diocese de Votuporanga, dom Moacir Aparecido de Freitas.

Ação de graças
Ainda no contexto da Celebração, quatro seminaristas foram instituídos leitores: Marivaldo Antônio Dugnani Bezerra Júnior, Pedro Henrique Sant’Ana Machado, Rodrigo Cardoso e Wagner Pascoal Gonçalves. O Ministério a eles conferido se deu a partir da apresentação dos mesmos (feita pelo reitor do Seminário, padre Leonel Brabo) e da aplicação de Rito próprio para a ocasião. “Vocês anunciarão a Boa-Nova da salvação a todos que ainda a ignoram. Sejam dóceis ao Espírito Santo, recebendo-a de coração aberto. Manifestem pelas vossas vidas nosso Senhor Jesus Cristo”, indicou dom Moacir Silva.

Falando aos vocacionados de São José do Rio Preto, Jales, Barretos, Catanduva e Votuporanga, o arcebispo de Ribeirão Preto disse que é o seminarista quem deve assumir, com força e convicção, seu processo de formação (apoiado pelos formadores). “Deixemos a palavra de Deus nos envolver, nos penetrar e nos ensinar. Ela nos dá esperança e indica o caminho que devemos percorrer. Somos todos instrumentos humildes através dos quais Deus concretiza a salvação para o mundo”, completou o epíscopo.

Atividades
Os seminaristas, que na última semana participaram de Retiro na Cidade de Maria, em Barretos, também acompanharam a aula inaugural do ano. “Acompanhamento Pastoral. Diálogo entre Teologia Moral e Psicologia” foi o tema abordado pelo Padre Emerson Manoel da Silva, que é mestre em Teologia Moral. Padres, diáconos e professores das 5 Dioceses representadas acompanharam a fala na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, em São José do Rio Preto.

Os seminaristas, nessa reta final de fevereiro, retomarão os “estágios pastorais” nas diversas paróquias da Diocese de São José do Rio Preto; igualmente como parte integrante do processo de formação. “Jesus não é um mestre comum: é um filho instruído diretamente pelo Pai; para que também nós aprendamos a ser filhos e irmãos. Jesus nos faz participantes do seu ensinamento”, concluiu dom Moacir Silva.

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Secretariado
Diocesano de Pastoral

Colaboração
Pedro Henrique Sant’Ana Machado