Dom Vilar Fala Sobre a Comunicação

Dom Vilar, bispo da diocese de São José do Rio Preto, em breve entrevista realizada no dia 25 de março, para o Boletim Informativo Boa Nova Interativa, apontou como vê a comunicação e como utiliza as mídias sociais de forma pessoal. 

O bispo salesiano orientou também a como bem utilizar os meios de comunicação, tendo em vista que hoje, o mundo é caracterizado pelo ambiente digital, como nos diz o papa Francisco. 

Desde a posse canônica na diocese rio-pretense, Dom Vilar destaca a juventude e, portanto, os aconselha em como estar no mundo digital.  

Ouça o áudio e saiba mais! 

 

A internet e as redes sociais geraram uma nova maneira de comunicar e criar vínculos, sendo «uma “praça” onde os jovens passam muito tempo e se encontram facilmente, embora nem todos tenham acesso igual, particularmente nalgumas regiões do mundo. Em todo o caso, constituem uma oportunidade extraordinária de diálogo, encontro e intercâmbio entre as pessoas, bem como de acesso à informação e ao saber. Além disso, o mundo digital é um contexto de participação sociopolítica e de cidadania ativa, podendo facilitar a circulação duma informação independente capaz de tutelar eficazmente as pessoas mais vulneráveis, revelando as violações dos seus direitos. Em muitos países, a web e as redes sociais já constituem um lugar indispensável para se alcançar e envolver os jovens nas próprias iniciativas e atividades pastorais». 

 (Trecho da exortação pós-sinodal do sínodo dos jovens, Cristo vive,  que foi assinado no dia  25 de março na Solenidade da Anunciação do Senhor – do ano 2019, sétimo do pontificado do nosso papa Francisco).

 

Para este ano, o papa também complementa que a maior necessidade do ser humano de hoje é ser ouvido. No dia, 29 de maio de 2022, celebraremos mais um Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema “escutar com o ouvido do coração”. Em comunhão com o sínodo 2023, estamos vivendo a fase da escuta diocesana. É tempo de escutar a Deus, na voz dos nossos próximos. 

 

 

TEXTO
Maria Clara Barbosa