Intercâmbio Missionário com a Diocese de Cruzeiro do Sul

Caríssimos, caríssimas no dia 02 de agosto de 2023 padre Pedro da Silva, Frei Francisco Rodrigues e eu, padre Calazans, começamos, em nome da diocese de São José do Rio Preto, a responder efetivamente a carta de pedido de ajuda de Dom Flávio Giovenale, bispo de Cruzeiro do Sul/AC. Partimos para um encontro, um diálogo, uma convivência. Atravessamos para a outra margem, para assim conhecer, e nos conhecermos. A distância geográfica não pode ser empecilho; nada poderá nos impedir de nos encontrarmos e de nos enriquecermos com o intercâmbio, a mútua ajuda e a partilha.

O Projeto Igreja Irmãs entre as Diocese de São José do Rio Preto e Cruzeiro do Sul já está acontecendo desde quando nosso bispo dom Vilar leu a carta de dom Flávio nos conselhos da diocese. Se devemos partir da Igreja Local aos confins do mundo, o Povo de Deus da nossa diocese ruma para a Amazônia, pois “Cristo aponta para a Amazônia”.

Há 50 anos, a Igreja no Brasil incentiva o Projeto Igreja Irmãs e o Programa Missionário Nacional deseja que cada diocese se torne irmã de outra Igreja Local. Irmãs em tudo: na oração uma pela outra e na partilha de recursos humanos e econômicos.

Ao pisar no solo de nossa Igreja Irmã, ao respirar dos seus ares, ao singrar os seus rios, ao comer e saborear a sua culinária, ao beber de seus sucos e bebidas, ao experimentar o seu calor úmido, ao ouvir suas histórias de vida, ao contemplar seus rostos, ao ouvir suas músicas regionais, fomos ficando cada dia mais impactados, emocionados, mexidos e com sentimento de pertença. A cada dia, tínhamos mais certeza de que a nossa Igreja Local tinha condições de assumir este Projeto: dar testemunho da universalidade da Igreja e da fraternidade entre as igrejas. Ao partilhar o vivido com dom Vilar e com as diversas instâncias de nossa diocese foi se confirmando que a Igreja de Cruzeiro do Sul é nossa irmã. Convênio que antes de ser assinado em documento está sendo assinado no coração primeiramente, pois a adesão de todo o Povo de Deus é fundamental.

Agora passamos para montar a equipe do Projeto dentro do COMIDI – Conselho Missionário Diocesano, conversar com o COMISE – Conselho Missionário de Seminaristas, ir até as pessoas que se interessaram a dar um pouco do seu tempo na diocese irmã. Neste mês, já serão enviados para trabalhar o André Botelho, jornalista e assessor de imprensa, e o padre Pedro da Silva. O primeiro irá organizar o sistema de comunicação e o segundo irá assessorar a Assembleia da Igreja Irmã.

Contamos com as orações de todos os diocesanos para que essa missão frutifique. Que Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões, interceda por nós.

TEXTO
Padre Edvaldo Calazans
Vigário Geral da Diocese de
São José do Rio Preto

ARTE
André Botelho
Pascom / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto