Missa de posse de dom Vilar será marcada pela simplicidade. Coral reunirá vozes de diversas Paróquias

Na agenda dos Diocesanos uma data está triplamente sinalizada com muito carinho: 19 de março. No dia dedicado ao Esposo de Maria, aniversário da cidade de São José do Rio Preto, o 6º bispo da história dessa Igreja Particular tomará posse. Dom Vilar será acolhido em Celebração Eucarística, na Catedral, às nove horas da manhã.

Considerando a importância do momento e para que a acolhida dedicada a cardeais, arcebispos, bispos, padres, diáconos, religiosos e Povo de Deus seja realizada com cordialidade, uma comissão foi constituída e já trabalha em diversas frentes; contando com indicativos do coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo. Todas as ações, porém, seguem um indicativo: fazer com que tudo seja o mais simples possível! “Estamos completamente à disposição e acatamos aquilo que vocês organizarem”, disse dom Vilar à Comissão Organizadora no dia 27 de janeiro, durante encontro com os padres da Diocese de São José do Rio Preto; momento nominado pelo religioso como “quebra-gelo”.

Divulgação

Na última semana, a partir do chanceler do Bispado, padre Júlio César Sanches Lázaro, começaram a ser enviados os convites para a Missa de Posse; nesse primeiro momento de forma eletrônica. Muitas lideranças já expõe o material em perfis nas redes sociais. A versão impressa, que alcançará religiosos e autoridades civis em todo o Brasil, está em fase de acabamento.

Na pessoa de Maurício Martins, diretor técnico da Rádio Interativa FM, uma série de tratativas foram iniciadas com Emissoras de toda a região. A meta é formar, dia 19 de março, uma grande cadeia de transmissão para a veiculação da Celebração Eucarística. O Vigário Geral da Diocese de São José do Rio Preto, padre Edvaldo Calazans, ficou encarregado de visitar a REDEVIDA de Televisão para firmar o compromisso de veiculação também pela TV.

Ainda no contexto da divulgação e acolhida ao novo bispo, dom Vilar atenderá a imprensa em uma coletiva organizada para o dia 18 de março, véspera da posse. Veículos igualmente serão acolhidos na Catedral para os registros do encontro. Também a cobertura fotográfica será realizada de forma “colegiada”, a partir da união de fotógrafos da Região.

Questões Práticas

Duas outras comissões, vitais para a plena recepção dos convidados, também já se organizam. Acolhida e alimentação estarão à disposição de todos os presentes para facilitar o acesso à Catedral de São José, bem como para garantir o conforto no retorno às localidades de origem. Cardápio está sendo preparado para otimizar a distribuição de lanche para os Diocesanos. Os padres Fábio Aparecido da Silva Dungue, da Paróquia Jesus Bom Pastor e São Sebastião, e Valdinei Lobo de Almeida, da Paróquia São João Batista e Santuário das Almas, são os responsáveis por essas áreas.

Ação de Graças

Considerando que em 19 de março a cidade de São José do Rio Preto celebrará 170 anos de sua fundação, a Diocese de São José do Rio Preto comunicará a Prefeitura da Missa de Posse do novo bispo para que, ao menos na área central, o Poder Público não programe a realização de outros eventos para evitar a aglomeração e dificuldades de acesso por conta da grande quantidade de veículos (inclusive ônibus) que se espera receber de outras cidades.

Comunhão

Durante a reunião realizada com a Comissão Organizadora, o padre Alexandre Ferreira dos Santos, que é o Cerimoniário Diocesano, apresentou modelos de casulas que serão indicadas aos padres. A veste litúrgica, que igualmente será usada em outras Celebrações do Clero, contou com indicações litúrgicas do padre Carlos Eduardo Nascimento.

O padre Alexandre também partilhou uma bonita iniciativa: para a Missa de Posse de dom Vilar, um grande coral formado por representações de diversas paróquias está sendo formado.  O primeiro ensaio aconteceu no sábado, 5 de fevereiro. Até o momento, 57 pessoas já estão inseridas no grupo.

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.

TEXTO
André Botelho
Jornalista/ Comissão
Diocesana de Pastoral

FOTOS
André Botelho / Divulgação