Secretariado de Pastoral é confirmado na Diocese de São José do Rio Preto

A Diocese de São José do Rio Preto passa a contar, oficialmente, com um Secretariado Diocesano de Pastoral. O grupo, articulado pelo coordenador do segmento, padre Luiz Caputo, foi confirmado pelo arcebispo de Ribeirão Preto e administrador apostólico local, dom Moacir Silva; que de forma antecipada agradeceu o “sim” dos voluntários. “Quando eu pedi ao padre Luiz que assumisse a coordenação de Pastoral, indiquei a importância de constituir um grupo, um Secretariado para colaborar. Agora, vocês terão muito trabalho pela frente”, disse o epíscopo.

Considerando os membros da equipe apresentada na quinta-feira, 24 de fevereiro, foi possível notar a diversidade de representações; garantindo, quase na totalidade, a participação de ao menos um integrante de cada Região Pastoral dessa Igreja Particular. “A gente vem da base. A gente tem um chão. Aqui nós vamos pensar o todo, que é a Diocese”, partilhou a irmã Rosângela Fontoura.

Primeiros passos

Ainda que não tivesse sido constituído plenamente, o Secretariado Diocesano de Pastoral já atuava a partir das iniciativas dos primeiros membros convidados. Reuniões com coordenadores e assessores de Grupos, Pastorais e Movimentos já haviam sido realizadas nas últimas semanas. Um encontro com os padres responsáveis pelas Regiões Pastorais também foi articulado. Agora, nessa nova etapa, a meta é avançar. “Nós somos responsáveis pela ação pastoral da Diocese. É arregaçar as mangas: estar nesse grupo não pode nos levar a um comodismo. É um grupo de trabalho. Uma assessoria para aquilo que a Diocese já tem e que será criado. Somos um vínculo de Unidade”, explicou o padre Caputo.

 Ações futuras

Acolhendo as impressões partilhadas pelos voluntários, foi possível notar que o Secretariado Diocesano de Pastoral não será mais um organismo. Tanto que, em reunião da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto (dividida nos sub-regionais RP1 e RP2), os indicativos de ação, à luz dos pilares das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, foram semelhantes aos adotados em São José do Rio Preto. “Eu acredito que nós temos muito a somar. A nossa Igreja Particular tem uma caminhada muito rica”, completou o padre Patrick Márcio de Oliveira da Paróquia Santo Antônio, de Mirassol.

Um avanço celebrado, na linha da “humanização dos processos”, foi a confirmação da irmã Rosangela e do seminarista Pedro Henrique Sant’Ana Machado como responsáveis por parabenizar e criar vínculos com as lideranças nas diversas ocasiões da vida. “A Diocese está passando por um momento novo. Que nós nos sintamos muito responsáveis. É isso que nos entusiasma”, disse o padre Caputo.

Além da animação para a vivência da fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2023, outro ponto a ser assumido como meta é a reorganização das Regiões Pastorais; considerando as grandes distâncias existentes entre cidades e Paróquias de uma mesma área. O assunto voltará a ser discutido quando da chegada de dom Vilar (que tomará posse no dia 19 de março, às 9 da manhã, na Catedral de São José).

Dinâmica

Para garantir a efetivação das metas e, igualmente, favorecer o fortalecimento das ações, o padre Caputo promoveu a aproximação dos membros do Secretariado Diocesano de Pastoral junto aos pilares indicados pela CNBB. A saber: Pilar da Palavra (Giselle Afonso, Padre Octavio Berti e Padre Patrick Marcio de Oliveira), Pilar da Ação Missionária (Jucilene Alves Sanches e Rodrigo Cardoso), Pilar do Pão (Pedro Henrique Sant’Ana Machado e Padre Alessandro Lopes) e Pilar da Caridade (Diácono Júlio Antônio Cuminato e Padre Cleomar Bessa da Silva).

A próxima reunião do Secretariado Diocesano de Pastoral acontecerá no dia 24 de março, às 10 da manhã, sob a orientação do 6º bispo de São José do Rio Preto, dom Vilar.

 

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Secretariado
Diocesano de Pastoral

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.