O Tempo Comum segundo São Marcos

No próximo domingo, dia 21 de janeiro, a liturgia da Igreja celebra o Terceiro Domingo do Tempo Comum. Finalizado o Tempo do Natal, neste ano de 2024, a liturgia é a do Ano B, tendo o Evangelho Segundo São Marcos como leitura principal.

“Trata-se de um Evangelho que nos conduz a refletir profundamente sobre a vida e os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nele, encontramos uma abordagem direta e dinâmica dos eventos e ensinamentos do Salvador”, explica o padre Alexandre Ferreira dos Santos, Assessor Diocesano de Liturgia e pároco na Paróquia São Francisco de Assis em São José do Rio Preto.

O sacerdote acrescenta que este Evangelho apresenta Jesus Cristo como o servo sofredor, que não vem para ser servido, mas para servir e dar a vida para o resgate de muitos. Cada fiel é convidado a refletir sobre a urgência da mensagem de Cristo. 

“Uma das características marcantes do Evangelho de São Marcos é a constante pergunta de Jesus aos discípulos: ‘Quem dizeis que eu sou?’. Essa questão permanece atual em nossas vidas, convidando-nos a renovar a nossa fé e aprofundar o nosso conhecimento sobre o próprio Cristo”, reflete o padre Alexandre. 

O presbítero encerra contextualizando que o Tempo Litúrgico Comum tem duas partes. A primeira parte iniciou dia 9 de janeiro e se estende até o dia 13 de fevereiro, com o início do Tempo Quaresmal.  A segunda parte é retomada a partir de junho, após a Solenidade de Pentecostes, no dia 19 de maio de 2024.

 

TEXTO E ARTE
Maria Clara Barbosa
Interativa Fm