13 de maio em tempo de pandemia

Reprodução: CNBB / 13/05/20

 

O dia 13 de maio é uma data forte em Portugal e no Brasil, por conta da celebração do Dia de Nossa Senhora de Fátima. A expressão devocional dos povos desses dois países, entretanto, durante o tempo de pandemia, ganhou nova forma. Em Portugal, o bispo de Leiria-Fátima, cardeal António Marto, afirmou na missa na manhã de hoje que o tempo de pandemia possibilita aprender “como é uma peregrinação em estado puro”.

Dom António Marto recordou, diante de poucas dezenas de colaboradores do Santuário, que, pela primeira vez na história, se celebra a peregrinação sem uma multidão, devido aos riscos da saúde pública relacionados ao novo coronavírus. “Talvez estejamos todos a aprender como é uma peregrinação em estado puro, o peregrinar com o coração, a peregrinação interior no percurso mais íntimo da nossa vida, com a companhia espiritual da mãe celeste, que leva cada um a encontrar-se com Deus santo e misericordioso”, acrescentou.

Pátio do Santuário vazio neste 13 de maio | Foto: Arlindo Homem/Ecclesia

Em sua homilia, o bispo português sublinhou a motivação da Palavra de Deus a atualizar a mensagem de Fátima de esperança e de paz e do apelo à conversão: “é possível recomeçar, com esperança”, destacou. “De fato, a luz da fé ajuda-nos a ver o lado positivo das crises, das noites escuras, porque nos diz que também nessas noites há estrelas de referência”, disse o cardeal Marto.

Do contexto atual, dom António também sugeriu reflexões, uma vez que até pouco tempo o mundo vivia “com uma confiança imensa no poder cientifico-técnico, no poder econômico-financeiro, pensando que estaríamos, porventura, imunes a qualquer epidemia ou, se ela viesse, logo se encontraria uma solução rápida”. Esta realidade exige, segundo o cardeal, “uma reflexão interior, espiritual e também a abertura do nosso coração a Deus, tão esquecido, ignorado, marginalizado”. A pandemia, continuou, “é um chamamento à conversão espiritual mais em profundidade”.

Ao final, também se dirigindo a Nossa Senhora, disse:

 

“Querida Mãe, queremos agradecer-te esta peregrinação interior, a luz, a esperança, a consolação e a paz de Cristo que levas às nossas casas e aos nossos corações. Hoje fazes tu o caminho da ida; o caminho da volta fá-lo-emos nós, quando superarmos esta ameaça que no-lo impede. Voltaremos, sim, voltaremos! É a nossa confiança e nosso compromisso, hoje. Voltaremos juntos aqui, em ação de graças, para te cantar: ‘aqui vimos, mãe querida, consagrar-te o nosso amor’!”.

 

Intenção do Papa Francisco

No Twitter, onde o termo Fátima está entre os mais citados da rede social no Brasil, o Papa Francisco recorreu à intercessão de Nossa Senhora: “Mãe do Senhor, Virgem Maria, Rainha do Rosário, mostra-nos a força do teu manto protetor. Dos teus braços virão a esperança e a paz de que tanto precisamos. #NossaSenhoradeFátima”.

 

Mãe do Senhor, Virgem Maria, Rainha do Rosário, mostra-nos a força do teu manto protetor. Dos teus braços virão a esperança e a paz de que tanto precisamos. #NossaSenhoradeFátima

— Papa Francisco (@Pontifex_pt) May 13, 2020

 

Celebrações no Brasil

Com expressiva devoção no Nordeste brasileiro, Nossa Senhora de Fátima recebe homenagens e preces sem os fiéis nos Santuários a ela dedicados. Em São Benedito (CE), a Solenidade é celebrada com a “Romaria do Coração”, devido à impossibilidade de receber a multidão de fiéis.

Santuário no Ceará tem celebração transmitida pela internet e bancos vazios

“Movidos pelas palavras de Nossa Senhora de Fátima para a vidente Lúcia: ‘O Meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus’, realizaremos neste ano uma romaria ao Coração Imaculado de Maria. Mesmo sem sair de casa, vamos nos refugiar no coração da mãe”, diz comunicado. Várias missas e momentos de oração estão sendo transmitidos pelas redes sociais.

Em Pernambuco, missas on-line e peregrinação a hospitais marcarão homenagens à Virgem de Fátima. No Santuário arquidiocesano, no Recife, duas missas transmitidas por emissoras de rádio e pelas redes sociais, sendo a segunda delas, marcada para às 16h e que será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Fernando Saburido.

Em Caruaru, no agreste pernambucano, Nossa Senhora de Fátima não só será homenageada com uma missa marcada para as 12h, na paróquia dedicada à Virgem do Rosário, como também visitará as unidades de saúde da cidade.

Após a celebração, a imagem de Nossa Senhora de Fátima será conduzida em carro aberto pelas principais ruas e avenidas do município em direção a hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Serão dez unidades visitadas e, em cada uma delas, haverá um momento de oração com bênção especial aos trabalhadores e pacientes.

 

____________________

 

 

Deixe um comentário