1º de setembro: Rezar pela “Casa Comum”

 

 

Cidade do Vaticano

“Convido todos a se unirem em oração no sábado, pela nossa casa comum, pelo cuidado da nossa casa comum.”

No final da Audiência Geral, o Papa Francisco recordou que em 1° de setembro celebra-se o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, realizado em união com os ortodoxos e a adesão de outras comunidades cristãs.

Uma mensagem do Pontífice será publicada para esta ocasião, em que vai tratar do tema da água como bem primário a ser tutelado e colocado à disposição de todos.

 

Tempo da Criação

Enquanto isso, inúmeras iniciativas estão sendo organizadas em todo o mundo para celebrar este Dia, inclusive no Brasil. Na verdade, trata-se da primeira de uma série de eventos intitulada “O Tempo da Criação”.

Este “Tempo” é celebrado de 1º de setembro até 4 de outubro, Festa de São Francisco de Assis, santo padroeiro da ecologia em muitas tradições. O tema deste ano é: “Caminhando juntos”.

 

Patriarca Ecumênico

O dia 1º de setembro foi proclamado como um dia de oração pela criação na Igreja Ortodoxa Oriental, pelo Patriarca Ecumênico Dimitrios I, no ano de 1989. A data passou a ser adotada por outras denominações cristãs europeias em 2001 e pelo Papa Francisco em 2015.

Nas Filipinas, por exemplo, o arcebispo de Manila, card. Luis Antonio Tagle, celebrará uma missa pela criação; na Suíça, haverá uma celebração anglicana num riacho poluído; nos Estados Unidos, religiosas rezarão nas proximidades de região radioativa.

 

Assis

Para reforçar ainda mais o chamado à unidade entre os cristãos diante da atual crise ecológica, em Assis será divulgada no sábado uma Declaração ecumênica conjunta, com uma atenção especial aos mais vulneráveis. A Declaração será divulgada no âmbito de um evento inédito que unirá cristãos de todo o mundo em prol do meio ambiente.

 

FONTE
VATICAN NEWS

Deixe um comentário

Iniciar conversa pelo WhatsApp!
Precisa de atendimento?
Seja Bem Vindo ao Bispado de Rio Preto.
Secretária da Cúria Diocesana.
Como podemos ajudá-lo?