5º DOMINGO DA QUARESMA: A PRIMEIRA PEDRA

Na Palavra de Deus de hoje, Jesus nos chama ao perdão. Só o Amor constrói e dá a Paz. Cristão não atira pedras. Não é o castigo que vence o pecado. É o perdão!

Is 43,16-21 fala da libertação do exílio, o retorno a Israel, e o novo Êxodo para a Terra Prometida. Na Quaresma, Deus nos chama a seguir este caminho de vida nova, longe da escravidão e prisão do pecado, rumo à liberdade, à vida e à paz.

Fl 3,8-14 afirma que a única coisa que lhe interessa é conhecer Jesus Cristo. O resto é Lixo! O resto impede viver a vida nova em Cristo.

Em Jo 8,1-11 vemos Jesus e a mulher pecadora. Na parábola do Filho Pródigo Jesus mostra o amor misericordioso do Pai. Aqui, Jesus mesmo age, dá exemplo desse amor e ensina no templo! Os escribas O fiscalizam e buscam motivos para acusá-lo. Para eles, a lei de Moisés diz que a mulher adúltera deve ser apedrejada. Assim, eles põem Jesus em situação difícil: Mestre, esta mulher foi pega em adultério. A Lei manda apedrejá-la. Que dizes tu? Os escribas e fariseus testam Jesus, mas Ele mostra como Deus age diante do pecado e do pecador. Não aceita uma lei que gera morte em nome de Deus. Jesus não responde e rabisca no chão. Eles insistem! Jesus se levanta e diz: Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra! Ao se inclinar de novo e continuar a escrever no chão, o que Ele escreve? Fato é que todos saem envergonhados, um a um, a começar dos mais velhos. No pátio do templo só ficam os discípulos, a mulher e Jesus. Então, Jesus pergunta: Mulher, ninguém te condenou? Nem eu te condeno! Vai e não peques mais! Jesus dá um caminho novo de paz para ela. Jesus não aprova o pecado, mas não condena a pecadora. O mais importante é a conversão, não a condenação.

Hoje temos o Sacramento da Confissão que nos dá o Perdão e a Paz: Teus pecados estão perdoados! Vai em paz e não peques mais!

Jesus nos mostra a imagem de um Deus misericordioso mais do um Deus justiceiro. Não quer a morte do pecador, mas a sua vida. A força de Deus não está no castigo, mas no Amor. São Francisco de Assis testemunhou esse amor em sua oração: Senhor, fazei de mim um instrumento de sua Paz! Onde houver ódio, que eu leve o Amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união.

O Amor transforma o mal em bem. Também o doutor da bondade, São Francisco de Sales dizia assim: Uma gota de mel atrai mais abelhas do que um barril de vinagre.

Sem amor, mata-se em nome de Deus. Mas, como somos todos pecadores, não temos o direito de condenar ninguém, mas acolher a todos como irmãos.

Quando os acusadores ouvem as palavras de Jesus, largam as pedras e vão embora.

Ao ouvir a Palavra, é preciso soltar as pedras, segurar nossa língua, não condenar, nem discriminar quem está caído à beira do caminho, não ser juízes, mas salvadores.

 

Dom Antonio Emidio Vilar, SDB
Bispo Diocesano de São José do Rio Preto

Iniciar conversa pelo WhatsApp!
Precisa de atendimento?
Seja Bem Vindo ao Bispado de Rio Preto.
Secretária da Cúria Diocesana.
Como podemos ajudá-lo?