Bispos da Nicarágua

 

Bispos da Nicarágua: rever sistema político do país

Os bispos convidam o Governo a trabalhar a fim de criar um ambiente e condições necessárias para estabelecer um diálogo verdadeiro.

Cidade do Vaticano

“Acreditamos que o objetivo do diálogo nacional seja rever o sistema político da Nicarágua, desde suas raízes, a fim de alcançar uma democracia autêntica.”

Com essas palavras, os bispos da Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN) indicam o motivo pelo qual aceitaram o papel de mediadores neste momento difícil que o país está vivendo.

Segundo a Agência Fides, na conclusão de uma coletiva realizada no último dia 3, os bispos ressaltaram vários pontos, com o objetivo de fornecer ao povo nicaraguense uma informação verdadeira.

Apresentando um relato do ocorrido, os prelados lembraram que em 22 de abril, o presidente da República, Daniel Ortega, fez um convite ao “diálogo nacional” e pediu aos bispos da Igreja Católica para agirem como mediadores. Dois dias depois, a CEN divulgou uma declaração aceitando a mediação.

Os bispos convidam o Governo a trabalhar a fim de criar um ambiente e condições necessárias para estabelecer um diálogo verdadeiro, pedindo em particular: a libertação dos jovens detidos, a retirada da Tropa de Choque da Polícia, liberdade de expressão e de imprensa, publicação de um novo decreto presidencial revogando o anterior sobre a reforma da previdência social, elemento que desencadeou os protestos sociais, e a busca pelas pessoas desaparecidas.

A CEN acredita que as sessões de diálogo devem ter a primeira duração de um mês para depois, durante uma pausa, avaliar a vontade das partes, implementação e aplicação efetiva dos acordos alcançados. Se o processo de diálogo, após a comunicação com o povo, tomar um caminho “negativo”, os bispos tomarão imediatamente a decisão de renunciar ao papel de mediadores.

“Pedimos também para que seja abordada e esclarecida a questão das vítimas, mortas durante as manifestações universitárias”, continua o comunicado.

A Igreja oferece o Seminário Interdiocesano “Nossa Senhora de Fátima” como sede dos trabalhos de diálogo, convida todos os setores da sociedade nicaraguense a participar, nomeando um representante, e pede “boa vontade para resolver os problemas de forma pacífica e responsável”.

Bispos da Nicarágua sobre objetivo do diálogo nacional.

Deixe um comentário

Iniciar conversa pelo WhatsApp!
Precisa de atendimento?
Seja Bem Vindo ao Bispado de Rio Preto.
Secretária da Cúria Diocesana.
Como podemos ajudá-lo?