Bispos chilenos: Assembleia Plenária

“Enfrentemos esses momentos – disse o núncio apostólico no Chile, Dom Ivo Scapolo, na Missa de abertura – com uma confiança renovada no poder do Espírito de Deus.”
Cidade do Vaticano

Teve início na segunda-feira, 30, em Punta de Tralca, a Assembleia Plenária extraordinária da Conferência Episcopal Chilena (Cech), convocada para discutir os recentes acontecimentos envolvendo a Igreja chilena, em particular, o escândalo de abusos e o encontro dos próprios bispos chilenos com o Papa Francisco no Vaticano.

 

Dom Scapolo: encontrar as respostas “em oração e discernimento comum”

A Assembleia, que prosseguirá até sexta-feira, 3 de agosto, abriu espaço para várias participações, incluindo quatro Superiores e Superioras de Congregações e dois leigos do Conselho para a prevenção.

A celebração de abertura foi presidida pelo núncio apostólico no Chile, Dom Ivo Scapolo, que durante a homilia exortou os presentes a serem fiéis ao Espírito, que no decorrer da história renova a vida: “Enfrentemos esses momentos – disse ele – com uma confiança renovada no poder do Espírito de Deus.”

Dom Scapolo, a seguir, convidou os bispos a encontrarem as respostas às perguntas que surgem neste momento, “em oração e discernimento comunitário.”

Após semanas de incerteza, acrescentou, “vivemos esta experiência de comunhão com Deus. Só Ele nos dá a luz para seguir frente em um dos momentos mais difíceis na história da Igreja no Chile.”

 

“Ir à raiz da crise” com o objetivo de “fomentar o diálogo

Durante um breve encontro com a imprensa o bispo auxiliar de Santiago e secretário geral de Cech, Dom Fernando Ramos, explicou as razões que levaram os bispos a reunirem-se em uma Assembleia extraordinária. É expressa, neste sentido, a intenção de “refletir em profundidade” para “ir à raiz da crise que estamos vivendo e determinar como seguir em frente”, com o objetivo de” promover o diálogo” também com o poder judiciário, com a prioridade de proteger os menores”. (SIR)

Deixe um comentário

Iniciar conversa pelo WhatsApp!
Precisa de atendimento?
Seja Bem Vindo ao Bispado de Rio Preto.
Secretária da Cúria Diocesana.
Como podemos ajudá-lo?