O Vaticano publicará na próxima terça-feira, 2 de abril, a Exortação Apostólica “Christus Vivit”, “Cristo vive”, sobre o recente Sínodo dos Bispos sobre o tema “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, realizado no Vaticano de 3 a 28 de outubro de 2018.
Sobre a Exortação Apostólica, assinada pelo Papa Francisco nesta segunda-feira, 25 de março, no Santuário de Loreto, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, indicou que “2 de abril é a data de apresentação e publicação do documento, na memória da morte de São João Paulo II”.
Portanto, “há um forte significado entre o dia em que será publicada e o dia em que a Exortação foi assinada. Obviamente, podemos vincular assim dois pontífices tão amados e tão seguidos pelos jovens de tantas gerações”.
“Este documento é a conclusão de um longo caminho iniciado há 2 anos que teve seu desenvolvimento, seu momento fundamental no sínodo de outubro passado”, indicou Gisotti.
Explicou que a presença dos jovens que acompanharam o Papa no momento da assinatura da Exortação enfatizou que é “um documento que se dirige aos jovens, mas, ao mesmo tempo, é também um documento que se dirige o todo o povo de Deus”.
Assim, “é uma exortação pós-sinodal dirigida aos jovens, mas não apenas a eles. É um texto que dialoga com os jovens, que reúne o diálogo entre os jovens e os Padres Sinodais. A dimensão mariana do documento é evidente. Maria está muito presente neste texto e, por isso, a forte vontade do Santo Padre de estar aqui, em Loreto, e assinar a Exortação aqui, no altar, que é algo muito significativo”.
Fonte: ACI Digital