Sacerdote congolês assassinado

Católicos africanos em oração (Vatican Media)

O “La Croix Africa” noticiou a morte no último domingo, em Moçambique, de um padre congolês de 34 anos. É o sétimo sacerdote assassinado no continente africano em 2019.
Cidade do Vaticano

No domingo, 19 de maio, foi assassinado mais um sacerdote na África. Trata-se do padre Landry Ibil Ikwel, 34 anos, membro da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, diretor do Instituto para pessoas cegas em Beira, região central de Moçambique.

Segundo as primeiras investigações, o sacerdote teria sigo esfaqueado por indivíduos não identificados e obrigado a ingerir uma substância tóxica ainda não identificada. Ele não sobreviveu às agressões. A polícia está investigando o caso e até o momento não deu nenhuma informação sobre o andamento das investigações.

Padre Ibil Ikwel era natural da República Democrática do Congo. Entrou no noviciado da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria em 2008. Pronunciou os primeiros votos em 2009 em Boane, Moçambique.

Foi ordenado sacerdote em 7 de fevereiro de 2016 na Paróquia Maria Auxiliadora por Dom Edouard Kisonga, na época bispo auxiliar em Kinshasa. O sacerdote estava em missão na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Diocese de Beira, que confirmou sua morte sem dar maiores detalhes. Trata-se do décimo sacerdote assassinado no mundo desde o início do ano, dos quais 7 na África e 3 na América Latina.
Já são dez os sacerdotes mortos em 2019

África [7]

– Madagascar: Pe. Nicolas Ratodisoa (14 de fevereiro de 2019)

– Burkina Fasso: Pe. Antonio César Fernández Fernández (15 de fevereiro de 2019); Pe. Siméon Yampa (12 de maio de 2019); Pe. Fernando Hernandez (17 de maio de 2019)

– Camarões: Toussaint Zoumaldé (20 de março de 2019)

– Nigéria: Pe. Clement Ugwu (sequestrado em 17 de março, encontrado morto em 20 março 2019)

– Moçambique: Pe. Landry Ibil Ikwel (19 de maio de 2019)

América [3]

– Colômbia: Pe. Carlos Ernesto Jaramillo (18 de fevereiro de 2018)

– Peru: Pe. Paul McAuley (2 de abril de 2019)

– El Salvador: Pe. Cecilio Pérez (18 de maio de 2019)

(Com La Croix Africa)

Deixe um comentário

Iniciar conversa pelo WhatsApp!
Precisa de atendimento?
Seja Bem Vindo ao Bispado de Rio Preto.
Secretária da Cúria Diocesana.
Como podemos ajudá-lo?