Estágio pastoral de seminaristas é pensado em espírito de colegialidade

Todas as reuniões avaliam ou definem metas para a caminhada, mas a que aconteceu na tarde de quinta-feira, 12 de maio, teve um objetivo ainda mais nobre: dialogar com os padres que recebem seminaristas em suas Paróquias em prol de um melhor aproveitamento do estágio pastoral. E esse diálogo se faz importante uma vez que, junto ao Povo de Deus, os vocacionados ganham o “cheiro das ovelhas”.

O bispo diocesano de São José do Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, como primeiro formador do Seminário, tem incentivado a realização de encontros e momentos de reflexão com a Equipe que cuida das diversas dimensões da caminhada em preparação para o Sacramento da Ordem.

Na reunião realizada no Centro de Estudos Sagrado Coração de Jesus, o reitor, padre Leonel Brabo, e o coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo, se revezaram ao oferecer indicativos para os presentes. A secretária de pastoral, irmã Rosangela Fontoura também acompanhou o diálogo (igualmente representando a Paróquia São Vicente de Paulo na ausência do padre Edvaldo Calazans que segue em licença médica).

Desse momento, um gesto concreto: a constituição de Equipe que formulará um conjunto de propostas para que o estágio nas Comunidades seja norteado por diretrizes (criadas a partir dos documentos da Igreja). Os padres Natalício Nascimentos dos Santos (Paróquia Divino Espírito Santo), Alexandre Ferreira da Silva (São Francisco de Assis), Luiz Caputo (Santuário São Judas Tadeu) e Edvaldo Calazans (Vigário Geral da Diocese e pároco na Paróquia São Vicente de Paulo) trabalharão na elaboração desse “guia”. A meta é apresentar, em agosto, um “texto mártir”; a ser modificado conforme a necessidade.

Igualmente para enriquecer essa etapa da formação, os seminaristas também serão ouvidos; reafirmando o compromisso sinodal que tem norteado a caminhada da Diocese de São José do Rio Preto.

 

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Comunicação
Diocese de São José do Rio Preto

Iniciar conversa pelo WhatsApp!
Precisa de atendimento?
Seja Bem Vindo ao Bispado de Rio Preto.
Secretária da Cúria Diocesana.
Como podemos ajudá-lo?