Mês vocacional: a retomada do estágio pastoral nas Paróquias da Diocese

A Igreja celebra, em todo o Brasil, o Mês Vocacional. “Cristo vive! Somos suas testemunhas” e “Eu vi o Senhor! (Jo 20, 18)” são, respectivamente, tema e lema que acompanharão os fiéis no período.

Nesse primeiro final de semana, dias 6 e 7 de agosto, em que os Ministros Ordenados estiveram em destaque, os seminaristas da Diocese de São José do Rio Preto também retomaram a atuação nas Paróquias da região após o período de férias. A iniciativa faz parte de um processo contínuo de formação conhecido como estágio pastoral.

Na última semana, dia 2 de agosto, os padres que acolhem esses seminaristas participaram de reunião no Centro de Estudos Sagrado Coração de Jesus. O bispo de São José do Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, presidiu a reunião com o foco no fortalecimento das diretrizes para o bom aproveitamento do tempo de permanência dos candidatos ao Diaconato e ao Presbiterado nas Paróquias. O reitor do Seminário Maior, padre Leonel Brabo, igualmente ofereceu indicativos.

Ainda durante o encontro, teve início a articulação em prol da formulação do calendário de atividades para o Seminário em 2023. Segundo o coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo, o diálogo é importante para que o estágio seja bem aproveitado. “É preciso manter uma linguagem comum que favoreça essa experiência tão rica na vida dos nossos seminaristas”, concluiu o presbítero.

 

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

Iniciar conversa pelo WhatsApp!
Precisa de atendimento?
Seja Bem Vindo ao Bispado de Rio Preto.
Secretária da Cúria Diocesana.
Como podemos ajudá-lo?