Encontro Vocacional favorece vivência comunitária

Missa presidida pelo padre Diego Lopes no sábado, 24 de setembro, marcou o início de mais uma etapa dos encontros vocacionais da Diocese de São José do Rio Preto em 2022. A programação, em sua primeira parte, contou com exposição do presbítero acerca da Doutrina Social da Igreja.

A iniciativa, igualmente apoiada na espiritualidade, contou com momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento; oportunidade para uma experiência de oração à luz da vivência pessoal e da vivência em comunidade; mantendo sintonia com o tema geral do encontro: “Dimensão Comunitária dentro da Formação do Presbítero”. Vésperas, jantar e a projeção do filme “Batismo de Sangue” (que reforçou o entendimento sobre a visão social da Igreja) completaram o programa do primeiro dia.

Segunda etapa
Logo no início da manhã de domingo, às 8 horas, a oração das Laudes e o café da manhã resgataram o sentido da partilha e da vivência em grupo. Palestra sobre “Fé e Política na Vida do Sacerdote” abriu o programa formativo; à luz dos documentos da Igreja. A exposição coube ao voluntário Marco Matheus.

O seminarista Caio Murilo Pirani, em outro momento, apresentou um pouco da realidade vivida no Seminário à luz da experiência comunitária; em especial a rotina (dividida entre os estudos e as diversas atividades).

Após o almoço, o padre Paulo Henrique de Castro falou sobre o uso das novas mídias no exercício do sacerdócio. “A relação do ‘eu’ com as redes sociais” foi o tema da partilha; que antecedeu a Santa Missa (igualmente presidida pelo assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação); marcando, assim, o encerramento do Encontro Vocacional de setembro vivido no Seminário Propedêutico. Os próximos momentos de discernimento acontecerão em outubro e novembro.

 

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

FOTOS
Seminarista Caio Murilo Pirani
(Colaboração)

Iniciar conversa pelo WhatsApp!
Precisa de atendimento?
Seja Bem Vindo ao Bispado de Rio Preto.
Secretária da Cúria Diocesana.
Como podemos ajudá-lo?