Comunidades Eclesiais Missionárias: a Igreja Diocesana junto ao Povo de Deus

A Rede de Comunidades da Diocese de São José do Rio Preto, que em 2023 celebrará seus 25 anos de atuação, assumiu o carisma das Comunidades Eclesiais Missionárias em encontro realizado no domingo, 9 de outubro, na Paróquia Divino Espírito Santo. O bispo diocesano, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, confirmou a mudança. “Essa Igreja em saída vai ao encontro dos excluídos que estão na periferia existencial”, disse o religioso.

Várias ações foram promovidas na formação que reuniu mais de 200 lideranças: o padre Natalício Nascimento dos Santos, como um dos incentivadores das “pequenas comunidades”, apresentou diagnóstico da atuação dos grupos na Diocese. Em muito, os dados foram “atingidos” pelos efeitos da pandemia. Agora, em um processo de revitalização, espera-se alcançar, em especial, os fiéis que ainda não retornaram às atividades comunitárias.

Incentivo 

“A visita missionária é convite, garra e animação. Jesus é a nossa fé. É Aquele que nós queremos anunciar. Às vezes estamos na cruz das provações e dificuldades, mas devemos nos deixar tocar pela alegria do servir. Vocês já contaram muitos frutos e vão contar muito mais”, garantiu o bispo em sua reflexão durante a Missa de encerramento.

Mais cedo, a secretária diocesana de pastoral, irmã Rosangela Fontoura, orientou dinâmica que resgatou a individualidade de cada fiel, mas que – ao mesmo tempo – sublinhou a beleza ainda maior dos mesmos quando inseridos na experiência comunitária. A religiosa também destacou que na metodologia das Comunidades Eclesiais Missionárias, o mais importante são os vínculos criados. “Nós não vamos pensar em números, mas no olho no olho (proximidade)”, completou Dom Vilar.

Saldo positivo
Como instrumento de apoio para a atuação das Comunidades Eclesiais Missionárias, a Revista Igreja em Rede, lançada em 2022, foi avaliada de forma bastante positiva. As lideranças destacaram como salutar a junção dos encontros com as notícias em uma única publicação. Os presentes recomendaram a distribuição antecipada do material para que, a cada mês, as atividades sejam realizadas desde os primeiros dias do período. O próximo número já oferecerá parte dos encontros da Novena de Natal; concluindo o ciclo em dezembro.

Diálogo
Outra dinâmica interessante, vivida no domingo, se deu na hora do almoço: as lideranças foram agrupadas em mesas que seguiam a numeração disposta nos crachás. Dessa forma, as comissões paroquiais foram desfeitas e o diálogo incentivado após a refeição ganhou em testemunhos de realidades distintas. Na etapa seguinte, novamente nas dependências da igreja, partilhas foram realizadas por alguns dos representantes dos mais de 50 grupos. As falas, entre apontando desafios e propondo soluções, foram sintetizadas em documentos que, agora, serão revisados um a um.

Apoio
As Comunidades Eclesiais Missionárias passam a contar com a disposição do padre Fernando Salzillo Pereira que, unido ao padre Natal, terá a missão de incentivar os trabalhos. Igualmente para animar as ações, uma Comissão Diocesana foi constituída a partir da adesão de voluntários presentes. O coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo, celebrou o avanço como sinal da renovação que se pretende. Segundo ele, o assunto (Comunidades Eclesiais Missionárias) será o tema da Assembleia das Igrejas que acontecerá, em Aparecida, entre os dias 14 e 16 de outubro. “Que a Palavra, nesse momento de graça, nos renove”, concluiu Dom Vilar.

Atuação
O trabalho realizado em “pequenas comunidades” teve início, na Diocese de São José do Rio Preto, na década de 90. À época, o bispo local, Dom Orani João Tempesta, O.Cist, incentivou a iniciativa como forma de conduzir a igreja diocesana no projeto Rumo ao Novo Milênio, proposto àquela altura para celebrar os dois mil anos da encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo. “Nossa alegria em poder cumprimenta-los e ver a beleza da Rede de Comunidades, que foi implantada e vai continuando, mesmo agora, depois da pandemia, com uma nova maneira e um novo vigor (Comunidades Eclesiais Missionárias), para que essa presença capilar da Igreja possa estar muito presente em todos os cantos da Diocese. Parabéns a todos vocês que fazem acontecer a Rede de Comunidades. Que Deus abençoe”, concluiu o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro.

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

 

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.