Imagine a alegria de um pai ao ver os passos dados por seus filhos. Agora transfira essa alegria para realidade da Diocese de São José do Rio Preto e você encontrará Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, celebrando em ação de graças pela admissão de seminaristas às Ordens Sacras e pela instituição de novos leitores e acólito.
“Um dia especial de colheita”
As palavras proferidas pelo bispo no início da Missa, na Capela do Seminário Sagrado Coração de Jesus, dia 8 de dezembro, igualmente alcançaram o testemunho de Nossa Senhora na Solenidade que reafirmou sua Imaculada Conceição. “O fruto do ventre de Maria é o próprio Cristo. Hoje agradecemos o sim da Mãe, mas também o sim de cada um de vocês”, disse o epíscopo.
Respostas renovadas
Dom Vilar, ao encorajar os admitidos às Ordens Sacras; Caio Murilo Pirani dos Santos, João Fernando Crivelin Marques Alves, Pedro Henrique Ferreira Bueno, Ricardo José Perin e Rodrigo Cunha Emerenciano, mais uma vez recordou a adesão de Maria ao Plano de Salvação de Deus. “Em um diálogo de amor, Ela entende o Mistério. Não pela razão, mas pela fé. A resposta? Eis aqui a serva do Senhor”, sublinhou o presidente da Celebração.
No mesmo contexto, os novos leitores; Miguel Luiz Hussar Manfiolli Junior, Dhionen Henrik Tinarelli dos Santos e Bruno Cardoso Lopes, foram encorajados a “levar a alegria do Evangelho com a própria vida”. Missão que também deverá ser assumida pelo acólito Wagner Pascoal Gonçalves, que seguirá para uma experiência missionária, em 2023, na Diocese de Ipameri, em Goiás.
Modelo de Santidade
Como “obra prima de Deus”, Maria foi preservada do pecado “pelos méritos de Cristo”. Dom Vilar disse ainda que “desde sempre, em Jesus, somos novas criaturas”; recordando aos familiares e amigos dos seminaristas que a “vida de Deus foi comunicada na vida humana”.
O encontro celebrado na Solenidade da Imaculada Conceição foi marcado, também, por outro gesto: os seminaristas que concluíram o Curso de Teologia foram designados para novos trabalhos. Rodrigo Cardoso, na Paróquia São Francisco de Assis; Junior Dugnani, na Paróquia Santo Antônio de Pádua e Pedro Sant’Anna, na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, seguirão a caminhada rumo aos Ministérios Ordenados; sendo acompanhados, respectivamente, pelos padres Alexandre Ferreira dos Santos, Hallison Henrique de Jesus Parro e Ernesto Pedro de Oliveira Rosa. “Aqui nós fazemos esse envio. A formação está terminando? Não! Cada passo na Vida Cristã confirma o nosso sim”, completou Dom Vilar. Ao final da Celebração, o Pe. Leonel Brabo, também felicitou os seminaristas. “Parabéns àqueles que deram mais um passo no discernimento vocacional”, disse o Reitor do Seminário.
Na vivência do Ano Vocacional, o dia 8 de dezembro de 2022, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora será lembrado, na Diocese de São José do Rio Preto, de fato, como “um dia especial de colheita”.
TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto