Celebrar a data da instalação de nossa Paróquia é ter a certeza da presença de Cristo entre nós. Tudo começou em 1913, após a doação do patrimônio Santa Isabel pelo doutor Arthur Ortemblad e sua mulher dona Isabel.
Ele procurava um trabalho na área de engenharia. Foi contratado pela Companhia Paulista de Estrada de Ferro, na extensão Araraquara-Jaboticabal. Dona Isabel era de Araraquara, mulher de grande persistência. Teve participação ativa ao lado do marido na consolidação do patrimônio da família. Possuíam um quarteirão de terras. O dr. Arthur doou esta área, em 1913, ao patrimônio de Santa Isabel em homenagem à sua amada esposa, Isabel.
Em 1914, foi levantada uma simples, mas acolhedora igreja dedicada à rainha de Portugal, Santa Isabel. Aconteceu então a entronização da imagem da santa padroeira adquirida pela família do sr. Arthur Ortemblad aqui, em terras de Ignácio Uchoa.
Nesse começo de construção, aconteceu a ajuda de muitas pessoas que hoje não mais fazem parte desta comunidade porém, seus nomes ficaram gravados em algumas peças da matriz. Nosso primeiro padre, José Fernandes Pimenta, foi nomeado pelo bispo de São Carlos.
Depois disso, nossa Paróquia ficou vaga por 5 anos e entre 1926 e 1933 passaram por aqui o padre José Antonio Felipe e o cônego Salvador Santamaria. No dia 02 de fevereiro de 1933, pelas mãos de Dom Lafayete Libânio, primeiro bispo da diocese de São José do Rio Preto, oficializou-se a Paróquia de Santa Isabel, tendo como padroeira a própria Santa Isabel, Rainha de Portugal.
Ó gloriosa padroeira, que todos os votos de felicidade e gratidão chegue até o trono de deus por vossa intercessão. Viva a Paróquia de Santa Isabel!
Saiba mais sobre a dedicação da Paróquia
Quando a construção de uma igreja chega ao fim, a celebração que marca a vida dela tem o nome de “dedicação”, que pode ser traduzida como consagração, sagração ou inauguração.
O termo, normalmente, mais usado é “dedicação”, toda igreja é dedicada por excelência à Santíssima Trindade, a Nosso Senhor Jesus Cristo e seus títulos; ao Espírito Santo, a Santíssima Virgem, aos Santos Anjos, aos santos inscritos no Martirológio Romano.
Na dedicação da igreja, o rito é belíssimo e muito rico de significados. Ali acontece a aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes no edifício, a incensação, a deposição das relíquias no altar, a iluminação e, é claro, o rito da Palavra e da Eucaristia.
O rito de dedicação da nossa igreja diz muito da nossa fé, é uma celebração que vivemos com muita piedade e atenção. E que cada vez que entrarmos em nossa igreja, tenhamos o devido respeito, amor por cada espaço deste local, que é sagrado, onde Deus manifesta a Sua glória e misericórdia, um local de encontro com o Pai por meio de Jesus Cristo no Espírito Santo, lugar de falar e de ouvir a Deus, lugar de celebrar, de pedir, de dar graças por tantos benefícios vindos do Alto. É em nossa igreja que seremos agraciados por Deus e cheios d’Ele voltemos para casa transbordar o Seu amor.
A Paróquia Santa Isabel representada pelo Pe Rivaldo Celson, louva a Deus pela vida de cada fiel, e agradece o comprometimento de cada servo e líder de pastoral pelo excelente trabalho e dedicação na organização desta tão linda e importante Solenidade!
Colaboração
Giovana Karla Ramos Gabaldi