Retiro do Clero como expressão do Ano Vocacional

Cerca de 40 padres da Diocese de São José do Rio Preto constituíram o primeiro grupo a participar do retiro do clero em 2023. As atividades, desenvolvidas entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março, contaram com a orientação do Pe. Ricardo Antônio Pinto, da Arquidiocese de São Paulo.

O representante dos presbíteros, Pe. José Eduardo Vitoreti, que igualmente acompanhou o encontro realizado no Seminário Santo Antônio, na cidade de Agudos, destacou que o tema principal do retiro foi a vocação; em sintonia com o Ano Vocacional que está sendo celebrado no Brasil.

Sobre o programa, o Pe. José Eduardo explicou que além da oração da manhã, os padres acompanhavam duas reflexões antes do almoço e outras duas à tarde. A Santa Missa, as orações particulares, a leitura da Palavra de Deus e os momentos de reflexão pessoal (“deserto”) igualmente fizeram parte da iniciativa. “O retiro é o tempo sempre propício para fazer silêncio e para escutar a voz de Deus, cada vez mais, no coração”, completou o representante dos presbíteros.

Já considerando a retomada das atividades, na vivência da Quaresma, o Pe. José Eduardo disse confiar no retorno dos padres, todos mais fortalecidos, para bem servir o Povo de Deus. “Tivemos centenas ou milhares de pessoas rezando por nós”, comemorou o presbítero.

O bispo de São José do Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, que acompanhou o primeiro grupo de padres em retiro, voltará a se reunir, dessa vez com a segunda turma, no mês de julho.

FOTOS
Pe. Leonildo Pierin
Pe. Natalício Nascimento dos Santos
Pe. Fábio Dungue

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Assessor de Imprensa da
Diocese de São José do Rio Preto

 

Iniciar conversa pelo WhatsApp!
Precisa de atendimento?
Seja Bem Vindo ao Bispado de Rio Preto.
Secretária da Cúria Diocesana.
Como podemos ajudá-lo?