Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, lançou sua primeira Carta Pastoral dirigida ao Povo de Deus disposto na Diocese de São José do Rio Preto. “Evangelizar” é o nome do documento entregue durante a Assembleia de Pastoral celebrada no sábado, 24 de junho.
Os 10 anos de pontificado do Papa Francisco são o ponto de partida ao considerar o Magistério do Pontífice para oferecer seus encaminhamentos. “Ele se faz próximo dos pobres e sofredores, migrantes e flagelados por guerras, e visita países pobres, pregando a dignidade de todos, consolando-os e animando-os em suas provações. Viajou à ilha de Lampedusa e mostrou ao mundo o drama da migração. Foi ao campo de refugiados em Lesvos, na Grécia, e trouxe consigo 12 refugiados sírios para serem cuidados. E cria o Dia Mundial dos Pobres em 2017 e alerta que Jesus está presente nos pobres que nos abrem o caminho para o céu e nos dão passaporte para lá”, escreveu Dom Vilar.
Além das Cartas Encíclicas, o bispo de São José do Rio Preto apontou os Sínodos como “caminhos antigos e novos”; não apenas fazendo referência ao tempo em que se apresentam, mas como “luzes fortes para uma nova evangelização”. Exortações e gestos, Jubileus e Jornadas, iniciativas na Liturgia e na Catequese são alguns dos demais destaques.
Realidade local
Ainda na Carta Pastoral, Dom Vilar alcança a realidade diocesana profundamente marcada pelo Magistério do Papa Francisco. A resposta da Diocese ao Sínodo se apresentou rica pelas contribuições angariadas. Contribuições essas, sublinhadas durante a Assembleia de Pastoral.
Pistas de Ação
Dom Vilar, na etapa de conclusão do documento, sublinhou a importância das Comunidades Eclesiais Missionárias (tema da Assembleia) e falou da contribuição da Revista Igreja em Rede ao apresentar subsídio pastoral para os grupos. “Que o Espírito Santo, alma da Igreja, nos configure a Cristo e nos guie na missão. Que Ele faça de nós bons discípulos missionários e testemunhas do Ressuscitado! Para isso, invocamos os nossos padroeiros, o Imaculado Coração de Maria e São José”, concluiu o bispo.
Evangelizar, 1ª Carta Pastoral de Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, está disponível, na íntegra, na sequência.
Texto / Arte
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto