Rezemos para que os católicos ponham no centro da vida a celebração da Eucaristia, que transforma em profundidade as relações humanas e dispõe ao encontro com Deus e com os irmãos.
Papa Francisco – Julho 2023
Se ao sair da missa estás como entraste, alguma coisa não funciona.
A Eucaristia é a presença de Jesus, é profundamente transformadora. Jesus vem e deve transformar-te.
Nela, é Cristo que se oferece, que se dá por nós, que nos convida para que a nossa vida seja alimentada por Ele e alimente a vida de nossos irmãos.
A celebração da Eucaristia é um encontro com Jesus ressuscitado e, ao mesmo tempo, uma forma de nos abrirmos ao mundo, como Ele nos ensinou.
Cada vez que participamos numa Eucaristia, Jesus vem e Jesus nos dá a força para amar como Ele amou.
Porque nos dá a coragem de sair ao encontro, sair de nós mesmos e de nos abrirmos amorosamente aos demais.
Rezemos para que os católicos ponham no centro de suas vidas a celebração da Eucaristia, que transforma as relações humanas e abre ao encontro com Deus e com os irmãos.
Abrir-nos a Jesus, abrir-nos ao mundo: Papa Francisco convida a colocar a Eucaristia no centro de nossas vidas
- O novo O Vídeo do Papa convida a colocar a celebração da Eucaristia como o centro de nossas vidas: “é a presença de Jesus e é profundamente transformadora”.
- Francisco afirma que a Eucaristia é o que “nos dá a coragem de sair ao encontro, sair de nós mesmos e nos abrirmos amorosamente aos demais”.
- Explicando que “é Cristo que se oferece” na Eucaristia, Francisco nos convida “para que a nossa vida seja alimentada por Ele e alimente a vida de nossos irmãos”.
(Cidade do Vaticano, 3 de julho de 2023) – “Se ao sair da missa estás como entraste, alguma coisa não funciona”, começa dizendo o Papa Francisco neste O Vídeo do Papa. Na nova intenção de oração, confiada a toda a Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa, o Santo Padre convida-nos a colocar a Eucaristia no centro de nossas vidas. Nos chama a olhar esta celebração não como uma obrigação ritual, mas como um encontro com Jesus ressuscitado, pois “a Eucaristia é a presença de Jesus”, que é “profundamente transformadora”. Nesta linha, Francisco insiste no vídeo que “é Cristo que se oferece, que se dá por nós, que nos convida para que a nossa vida seja alimentada por Ele e alimente a vida de nossos irmãos.”
Retribuir o amor
Isto é o que acontece aos protagonistas do vídeo deste mês: três fiéis que – no final da Missa – levam a Eucaristia a seus irmãos necessitados, fora da igreja, oferecendo e retribuindo esse amor e esse dom de si mesmos que receberam no sacramento. As cenas da vida cotidiana estão ambientadas na cidade de Detroit, nos Estados Unidos: de fato, graças à ajuda da Arquidiocese de Detroit, se realizou o Vídeo do Papa deste mês de julho. A colaboração não é por acaso, como explica o arcebispo Allen H. Vigneron: “Estamos profundamente agradecidos por esta oportunidade de apoiar o nosso Santo Padre e a iniciativa de O Vídeo do Papa. Particularmente, nos sentimos honrados de produzir este vídeo sobre a Eucaristia. É um momento providencial, já que nossa arquidiocese e as demais dioceses dos Estados Unidos estão comprometidas num renascimento eucarístico para restaurar a compreensão e a devoção a Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento. Rezamos para que este vídeo sirva como um convincente convite a todos nós na Igreja universal para encontrar a Jesus e lhe agradecer pelo precioso dom de si mesmo na Eucaristia”.
Sair de nós mesmos, abrir-nos aos demais
Neste Vídeo do Papa, Francisco explica “a lógica da Eucaristia”, que “nos dá a coragem de sair ao encontro, sair de nós mesmos e de nos abrirmos amorosamente aos demais”. Isso mesmo ele havia dito também no Ângelus de junho de 2021, quando revelou que Jesus, “no final de sua vida, não reparte pão em abundância para alimentar às multidões, mas se entrega a si mesmo na ceia da Páscoa com os discípulos”. De alguma maneira, continuou dizendo Francisco, Jesus nos mostra que “o objetivo da vida é doar-se, que o maior é quem serve”. Por isso nos anima a nos encontrar com Ele na Eucaristia, pois assim podemos amar melhor aos demais e nos deixar transformar por ela.
A Eucaristia no centro
O P. Frédéric Fornos S.J., Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, comentou: “Mais uma vez, o Papa Francisco nos recorda onde devemos por o foco, o que é realmente mais importantes em nossas vidas. A Eucaristia é um encontro com Jesus ressuscitado, nos diz. Jesus Cristo deseja transformar-nos, dar-nos sua capacidade de amar, a serviço de sua missão. Quantas vezes reduzimos a missa a um ritual, à homilia do padre ou à comunhão? A Eucaristia é um encontro pessoal e comunitário com o Ressuscitado que compromete nosso Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), braço jovem da Rede Mundial de Oração do Papa. Quando nos deixamos transformar por Jesus Cristo na Eucaristia, assumimos seu modo de viver e desejamos partilhar sua missão de compaixão pelo mundo. Acompanhemos neste mês o Santo Padre com esta intenção de oração para nos aproximarmos cada vez mais desta experiência transformadora”.