No dia 6 de janeiro é tradição celebrar o dia da chegada dos Três Reis Magos, em Belém, no local onde estava o Menino Jesus. Baltasar, Gaspar e Belchior, viram a estrela no Oriente e foram adorar o Nosso Menino Deus, como narra o Evangelho de Mateus, capítulo 2.
O padre Halisson Parro, professor de Teologia e Sagradas Escrituras, pároco na paróquia Santo Antônio de Pádua, no bairro Santo Antonio em São José do Rio Preto, explica que tradicionalmente a Solenidade da Epifania do Senhor é conhecida como Folia de Reis.
“A Epifania significa a manifestação de Jesus Cristo a todas as nações, representadas nos Três Magos que foram ao encontro do Senhor”, afirma o sacerdote.
No final da entrevista, o presbítero informa sobre como os Magos passaram a ter o adjetivo “Reis” e o significado de cada nome destes três homens.
“Na cena da Epifania do Senhor vemos Jesus como Salvador da humanidade, como aquele que se manifesta as nações, é o filho de Deus, a Luz que todos procuram. É o único capaz de nos ajudar e dar a Sua vida para a nossa salvação. Ele se manifesta como aquele que vai morrer pelos nossos pecados. Essa é a micro narrativa que nos aponta à Paixão”, encerra o padre.