Milhares de fiéis percorreram os quase vinte quilômetros que separam São José do Rio Preto do bairro de Castores, na cidade de Onda Verde. Padres e seminaristas também se reuniram para a Caminhada que, em 2024, alcançou sua centésima décima quinta edição. Dom Antonio Emidio Vilar presidiu a Eucaristia, à meia noite, abrindo a programação da festa celebrada no dia da Transfiguração do Senhor, 6 de agosto. Segundo os organizadores, o número de fiéis superou vinte e cinco mil pessoas nesse ano.
A centenária devoção ao Senhor Bom Jesus dos Castores foi tema da reflexão de Dom Vilar. Segundo o bispo, todos devem se deixar iluminar pela Palavra de Deus para que a transfiguração igualmente aconteça nas famílias e na sociedade. Dom Vilar falou, ainda, sobre a preparação para o Ano Santo 2025. Oração numa Igreja em saída é a motivação em destaque na Diocese de São José do Rio Preto.
A Festa dedicada ao Senhor Bom Jesus dos Castores é uma das mais expressivas manifestações da religiosidade popular no Noroeste Paulista. As Peregrinações tiveram início em mil novecentos e nove, a partir da manifestação luminosa junto à pequena imagem que até hoje motiva os esforços de tão grande número de peregrinos. Os festejos foram encerrados com procissão e Missa igualmente presidida por Dom Vilar.
Fotos
Hugo Vianna
Texto
André Botelho
Pascom / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto