Santuário de Castores celebra 115ª festa dedicada ao Senhor Bom Jesus

Milhares de fiéis percorreram os quase vinte quilômetros que separam São José do Rio Preto do bairro de Castores, na cidade de Onda Verde. Padres e seminaristas também se reuniram para a Caminhada que, em 2024, alcançou sua centésima décima quinta edição. Dom Antonio Emidio Vilar presidiu a Eucaristia, à meia noite, abrindo a programação da festa celebrada no dia da Transfiguração do Senhor, 6 de agosto. Segundo os organizadores, o número de fiéis superou vinte e cinco mil pessoas nesse ano.

A centenária devoção ao Senhor Bom Jesus dos Castores foi tema da reflexão de Dom Vilar. Segundo o bispo, todos devem se deixar iluminar pela Palavra de Deus para que a transfiguração igualmente aconteça nas famílias e na sociedade. Dom Vilar falou, ainda, sobre a preparação para o Ano Santo 2025. Oração numa Igreja em saída é a motivação em destaque na Diocese de São José do Rio Preto.

A Festa dedicada ao Senhor Bom Jesus dos Castores é uma das mais expressivas manifestações da religiosidade popular no Noroeste Paulista. As Peregrinações tiveram início em mil novecentos e nove, a partir da manifestação luminosa junto à pequena imagem que até hoje motiva os esforços de tão grande número de peregrinos. Os festejos foram encerrados com procissão e Missa igualmente presidida por Dom Vilar.

 

Fotos
Hugo Vianna

Texto
André Botelho
Pascom / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto