O bispo de São José do Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, presidiu Missa pelo Dia do Soldado. A Celebração Eucarística que aconteceu na quinta-feira, 22 de agosto, no Santuário da Vida, foi transmitida para todo o Brasil pela Rede Vida de Televisão. Participaram do encontro Policiais Militares do CPI-5, Banda Regimental de Música do CPI-5, Policiais Militares dos batalhões: 17° BPM/I, 52° BPM/I, 30° BPM/I, 4° Batalhão de Polícia Ambiental, Base de Aviação São José do Rio Preto, Tiro de Guerra 02-033, Destacamento da Força Aérea de Tanabi e Guarda Municipal de Catanduva.
Saiba mais
O Dia do Soldado é comemorado em 25 de agosto. Esta data foi escolhida por marcar a natividade de Luis Alves de Lima e Silva, também conhecido como Duque de Caxias, homenageando o patrono do Exército Brasileiro. Nascido em 1803, na Vila de Porto Estrela, na cidade do Rio de Janeiro, Duque de Caxias iniciou cedo sua carreira militar, com apenas cinco anos de idade era cadete de primeira classe.
Em 1869 alcançou a conquista de maior relevância e maior importância para o Brasil, atuando na guerra do Paraguai, onde recebeu o título de Duque. Faleceu no ano de 1880, tendo a sua carreira no Exército durado cerca de sessenta anos, acumulando várias conquistas. Por esses motivos é considerado o patrono do Exército. O Dia do Soldado não é apenas para homenagear Duque de Caxias, figura ilustríssima da história do exército brasileiro, mas também a todos os soldados brasileiros.
Soldados são pessoas que se alistam para prestar serviços na defesa do país e da sociedade, exercendo suas funções nas forças armadas, polícias militares e bombeiros militares. As forças armadas compreendem o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, que são militares federais. Já as polícias militares e os bombeiros militares são corporações ligadas aos estados. Os soldados no Exército Brasileiro desempenham diversas funções, dentre elas algumas das funções são: soldado de infantaria (combatente a pé), da cavalaria (luta montado a cavalo ou transportes blindados e mecanizados nos dias atuais) e da artilharia (uso de canhões, foguetes e mísseis).
Além do Exército Brasileiro, existem soldados que servem à Marinha e à Aeronáutica, desempenhando funções específicas do seu quadro. Nas polícias militares e nos corpos de bombeiros militares, os soldados desempenham diversas funções, dentre elas a de cuidar da defesa da população; vigiar as ruas das cidades contra assaltos, homicídios, drogas e outros crimes, além de fazerem resgates e socorrerem pessoas em acidentes.
Sendo assim, fica clara a importância do soldado, pois, dedicam suas vidas para fazer do país um lugar mais seguro, desempenhando diversas funções, sendo merecido o reconhecimento e as homenagens ao Dia do Soldado.
Fotos
André Botelho
Pascom / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto