Diocese de São José do Rio Preto celebra Festa da Unidade

Três corações pulsando a partir da cidade paulista de Uchoa e a Festa da Unidade da Diocese de São José do Rio Preto, no domingo dedicado a Cristo Rei, marcou o encerramento de um Ano Litúrgico repleto de expressivas realizações.

Sinal de uma “Igreja em Saída”, o evento realizado em 24 de novembro alcançou sua segunda edição desde o início do pastoreio de Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, na Igreja Particular consagrada ao Imaculado Coração da Bem-Aventurada Virgem Maria. Na ocasião, o Sagrado Coração de Jesus e o Coração Castíssimo de São José igualmente pulsaram quando da recordação do Sínodo sobre a Sinodalidade e do Projeto Igrejas Irmãs (que uniu o Noroeste Paulista à Região Amazônica; onde, em Cruzeiro do Sul, atuam três padres, um diácono e duas religiosas em cooperação com Dom Flávio Giovenale, sdb).

Testemunho
Os leigos (no dia a eles dedicado) responderam ao chamado a partir das caravanas que representaram as 72 Paróquias da Diocese. Segundo os organizadores, mais de cinco mil pessoas se colocaram, na primeira etapa do evento, em Adoração ao Santíssimo Sacramento com padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas. O Terço da Misericórdia também foi rezado em favor das diversas necessidades apresentadas pelos fiéis. “Que bom tocarmos os corações e, com a oração, nos deixarmos tocar”, sintetizou Dom Vilar.

Motivação 
“Oração numa Igreja em saída” foi o tema escolhido pela Diocese de São José do Rio Preto para a preparação para o Jubileu 2025. A motivação, que foi colocada em destaque na Festa da Unidade, conduzirá os fiéis à abertura da Porta Santa, pelo Papa Francisco, em 24 de dezembro. No Noroeste Paulista, no dia 29, será dado início ao itinerário que contará, na Região, com a Catedral de São José e outras oito Paróquias como locais de Peregrinação e para a concessão de Indulgências. “Viver a santidade é deixar-se conduzir pelo Espírito Santo. Nós podemos seguir os passos de Cristo”, incentivou o bispo diocesano.

Compromisso
Na vivência do Ano Santo, a Festa da Unidade 2025 será celebrada na sede da Diocese e no dia dedicado ao seu Padroeiro, o Imaculado Coração da Bem-Aventurada Virgem Maria. O Santuário São Judas Tadeu foi o local escolhido. O anúncio foi feito pelo coordenador diocesano de pastoral, Pe. Luiz Caputo. O presbítero, em comunhão com Dom Vilar, fez o envio de vela que representa a comunhão entre as diversas Foranias e que voltará a ser acesa em 28 de junho do próximo ano.

Em nome da organização do evento, o Pe. Carlos Eduardo Nascimento destacou a unidade, também, no período de preparação e na efetivação da iniciativa que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Uchoa; também mencionada na fala do pároco local, Pe. Rivaldo Celson Alves.

Comunhão
A Diocese de São José do Rio Preto, que em 2029 celebrará seu centenário de criação, assumiu dois compromissos para o Jubileu: incentivar a revitalização da Catedral de São José (como “Igreja Mãe que acolhe todos os filhos”) e efetivar a instalação de Área Missionária na região mais periférica do município. “Queremos, nesse dia, dar graças a Deus por esse ano que se encerra e celebrar, também, este momento rumo aos cem anos”, concluiu Dom Vilar.

 

Texto/Fotos
André Botelho
Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto