Subsídio oferece meditações, Adoração e sugestões pastorais

Terceiro do Tempo Comum, 26 de janeiro. Está sendo celebrado o VI Domingo da Palavra de Deus, dia instituído pelo Papa Francisco em 30 de setembro de 2019 para recordar a importância das Sagradas Escrituras. O lema desta edição é um versículo do Salmo 119: “Espero na tua Palavra”. O Papa preside a missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ao final da liturgia, será entregue o Evangelho de Lucas aos presentes com a intenção, que já se tornou uma tradição, de divulgar a Palavra de Deus de forma tangível.

Apoiar os fiéis em crescimento espiritual
Durante a celebração, o Papa irá conferir o ministério do Leitorado a 40 fiéis leigos, homens e mulheres, de diferentes nações: 4 da Albânia, 3 da Argentina, 5 da Áustria, 1 da Bolívia, 4 do Brasil, 5 das Filipinas, 1 da Islândia, 6 da Itália, 5 do México, 1 da Polônia, 5 da Eslovênia. Cada um deles, de acordo com o rito, receberá um exemplar da Bíblia Nova Vulgata.

Para apoiar os fiéis em seu crescimento espiritual e no aprofundamento da compreensão da Palavra de Deus, a Seção para as Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo do Dicastério para a Evangelização disponibilizou on-line, em seis idiomas, um subsídio litúrgico-pastoral gratuito (disponível clicando aqui). Trata-se de um instrumento que oferece propostas para favorecer um encontro profundo com a Palavra de Deus na comunidade, na família, na vida cotidiana, e inclui também artigos, meditações, textos para a Adoração e sugestões pastorais.

Depoimentos dos brasileiros

“Mergulhar no imenso amor de Deus”

Há 39 anos servindo a Igreja como catequista na diocese de Guarulhos, a Maria Cristina da Silva está animada com a viagem que vai lhe permitir receber do Santo Padre o ministério do Leitorado. “Saber que posso configurar minha vida a Cristo e mergulhar no imenso amor de Deus, mesmo diante das contradições que o mundo apresenta, me motiva na minha missão”, disse.

Ela atua na comunidade Santa Dulce dos Pobres-Chatuba, como coordenadora da Comissão Bíblico-Catequética da Sub-Região de São Paulo, participa da Comissão de mesmo nome no regional Sul 1 da CNBB e é coordenadora diocesana da catequese na diocese de Guarulhos. No 16 de de janeiro, o bispo de Guarulhos, dom Edimilson Amador Caetano, realizou uma missa na paróquia São Paulo Apóstolo, em Guarulhos, para enviá-la à  Santa Sé.

“A Palavra não é minha”

O Marcelo Meireles Mito, de 45 anos, nasceu em Porto Alegre.  É Licenciado e Bacharel em Filosofia, pós-graduado em Liturgia, vive sua vida religiosa na paróquia Santo Inácio de Loyola, no bairro Humaitá em Porto Alegre. É catequista desde os 16 anos e atualmente catequista de adultos e de Batismo.

O catequista gaúcho acredita que é uma Graça de Deus a oportunidade de receber o Ministério de Leitor diretamente do Papa Francisco. “Vivo este momento em pleno espírito de humildade e serviço. A escolha não é para mim motivo de honra ou merecimento, mas é Graça, e Graça é de graça”, disse.

Marcelo fez sua caminhada eclesial sempre ligado ao serviço da liturgia e da catequese e ressalta que representa com alegria os leigos brasileiros e, ainda, que no exercício do Ministério de Leitor que irá receber, buscará cumprir sempre com a missão do anúncio da Palavra de Deus: “Procuro lembrar meu coração sempre que a Palavra não é minha, não estou me anunciando, mas estou portando a Palavra Dele e é por Ele que estou a serviço. Sem dúvida é uma grande alegria poder representar os leigos do meu país”, disse.

“A Palavra me envolveu e dela sou aprendiz”

A Lucimara Trevizan, 57 anos, da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), é coordenadora da Comissão Bíblico-Catequética do regional Leste 2 da CNBB e atua como assistente episcopal para a pastoral em Belo Horizonte. Também trabalha no Centro Loyola, um centro de fé e cultura da Companhia de Jesus. “Estou muito feliz com esse ministério, sobretudo porque o receberei das mãos do Papa Francisco, a quem admiro com paixão. Quando soube por dom Walmor que fui indicada pela CNBB para receber este ministério, o que pensei foi que minha vida inteira foi sempre acompanhada pela Palavra. Ela me envolveu e dela sou aprendiz. Então é com muita humildade que me faço ainda mais servidora da Palavra de Deus”, disse.

“Me sinto abençoada”

A Venilde Duarte da Silva, de 53 anos, participa da paróquia São João Batista no município de Jaguarari na diocese de Bonfim (BA), onde atua como catequista, ministra e coordenadora. É graduada em Biologia, pós-graduada em Biologia, Educação Ambiental e Liturgia. Atualmente cursa Teologia e integra a Comissão de Liturgia da diocese. “Como leiga que serve na paróquia e diocese receber o ministério irá me fortalecer. Receber o ministério das mãos do Papa Francisco é um momento ímpar na minha vida. Estar diante dele, é um sonho que sempre almejei, mas não imaginava que seria desta maneira. Me sinto abençoada por Deus ter me escolhido”, disse.

 

O que é o ministério do Leitorado
O ministério do Leitorado é uma ordem na Igreja Católica que permite a uma pessoa ler a Palavra de Deus na missa e em outros atos litúrgicos, sendo um ministério auxiliar na liturgia da palavra. É instituído para fazer as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho.

O Papa Francisco instituiu o ministério em janeiro 2021, através do Motu Proprio Spiritus Domini. O texto não representa apenas uma simples alteração no cânone 230 §1 do Código de Direito Canónico, mas garante o espaço para uma maior participação de leigos e leigas nos ministérios da Igreja.

“Os leigos que tiverem a idade e as aptidões determinadas com decreto pela Conferência Episcopal, podem ser assumidos estavelmente, mediante o rito litúrgico estabelecido, nos ministérios de leitores e de acólitos”, diz um trecho do documento.

A partir desta alteração, desde 2022 o Papa Francisco celebra na Basílica de São Pedro, no Domingo da Palavra de Deus, a Instituição dos Ministérios de Leitores, Catequistas e Acólitos, com leigos e leigas de todos os lugares do mundo. Em 2025, o rito ganha um significado ainda mais especial, já que acontece durante o Ano Jubilar e coincide com o Jubileu do Mundo das Comunicações (de 24 a 26 de janeiro).

Fonte 
Vatican News
CNBB

Arte 
André Botelho
Pascom / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

Iniciar conversa pelo WhatsApp!
Precisa de atendimento?
Seja Bem Vindo ao Bispado de Rio Preto.
Secretária da Cúria Diocesana.
Como podemos ajudá-lo?