A entrega do pálio

 

A entrega do pálio: a palavra aos arcebispos brasileiros

Dos 30 arcebispos que recebem este ano o pálio, somente um é brasileiro: Dom Airton José dos Santos. Ouça a entrevista ao arcebispo de Mariana e aos arcebispos de São Paulo e Rio de Janeiro.

Cidade do Vaticano

Comunhão, evangelização, acompanhamento: todos estes aspectos estão ligados à entrega do pálio das mãos do Santo Padre aos arcebispos – gesto que se realiza tradicionalmente na solenidade dos Santos Pedro e Paulo.

Dos 30 arcebispos metropolitanos que receberam este símbolo, um é brasileiro: Dom Airton José dos Santos, que nos dias passados tomou posse da Arquidiocese de Mariana (MG). Na verdade, Dom Airton recebe o pálio pela segunda vez, já que antes de ser transferido para Minas Gerais era Arcebispo de Campinas (SP).

Nesta entrevista ao Padre Arnaldo Rodrigues, Dom Airton faz a sua reflexão sobre o pálio e fala de suas expectativas no comando da Arquidiocese, a sexta mais antiga do Brasil:

 

Ouça a entrevista a Dom Airton José dos Santos

 

Na cerimônia na Praça São Pedro, concelebraram com o Papa Francisco os arcebispos de São Paulo e Rio de Janeiro, Cardeais Odilo Pedro Scherer e Orani João Tempesta, que assim comentaram a importância do pálio e o seu significado:

Dom Odilo Pedro Scherer

Dom Orani João Tempesta

 

Deixe um comentário

Iniciar conversa pelo WhatsApp!
Precisa de atendimento?
Seja Bem Vindo ao Bispado de Rio Preto.
Secretária da Cúria Diocesana.
Como podemos ajudá-lo?