Uma assembleia para celebrar as conquistas de 2023. O encontro realizado no sábado, 25 de novembro, na Catedral, assumiu o pilar da caridade como eixo para apresentar as ações realizadas pela Diocese de São José do Rio Preto em favor dos irmãos em situação de vulnerabilidade. Trabalhos nas áreas da educação, cultura, resgate da cidadania, proteção básica e da saúde foram ilustrados a partir de banners e da exposição de itens confeccionados pelos usuários dos serviços.
O bispo diocesano, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, lembrou que a Igreja Católica é uma “rede de assistência e não de assistencialismo”. O religioso, considerando a figura do Bom Samaritano, destacou a importância de que todos se coloquem à disposição do próximo. “Vocês representam muitos trabalhos e tantos que se doam ao necessitado. Obrigado pelo serviço que prestam”, completou o epíscopo.
Partilha
Agente da Pastoral do Menor, Mario Oliveira incentivou os diocesanos a assumirem postos nos diversos conselhos municipais existentes como forma de ampliar o acesso dos empobrecidos aos direitos que muitas vezes lhes são negados. “Quando assumi a ideia de que, como Cristão, eu deveria cuidar mais dos necessitados, entendi que precisávamos dar o nosso testemunho também na sociedade”, disse. O voluntário sublinhou a meta de formar um grupo de discussão para incentivar a participação dos leigos nos espaços de decisão. A Diocese de São José do Rio Preto igualmente projeta, em comunhão com as demais dioceses da sub-região Ribeirão Preto 2, a realização de um Fórum Social no primeiro semestre de 2024.
Testemunho
Crianças e adolescentes incentivados por projetos sociais que atuam no município apresentaram números musicais, de dança e de Hip Hop durante a Assembleia. Em outro momento, a partir da leitura de mensagem do bispo diocesano de Jales e membro da Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora da CNBB, Dom José Reginaldo Andrietta, o Pe. Fábio Dungue, que assessora a dimensão voltada ao exercício da caridade na Diocese, falou da alegria pela exposição de tantas iniciativas. A mostra criada a partir dos trabalhos sociais realizados na região seguirá à disposição do público, na Catedral, até o final de dezembro.
Igrejas Irmãs
A experiência missionária da Diocese de São José do Rio Preto que, a partir da atuação de lideranças, tem aproximado o Noroeste Paulista da Região Amazônica igualmente mereceu a atenção de todos. O intercâmbio com a Igreja Irmã de Cruzeiro do Sul já garantiu o envio de dois grupos de agentes que, em agosto e outubro, estiveram à disposição de Dom Flávio Giovenale, sdb, no Acre, para o trabalho com as lideranças no norte do país.
Articulação
Ainda durante a Assembleia Celebrativa, e já com o olhar voltado para 2024, o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Luiz Caputo, apresentou os membros do Secretariado que, no próximo ano, terá a missão de animar as diversas dimensões estabelecidas para reunir Grupos, Pastorais, Movimentos e Novas Comunidades em trabalhos comuns. O presbítero e Dom Vilar fizeram a entrega das nomeações aos voluntários. No próximo ano, a Assembleia Celebrativa destacará a dimensão catequética durante o encontro.
Confiados ao Coração da Bem-Aventurada Virgem Maria, as lideranças foram incentivadas à vivência da Novena de Natal. A preparação, a partir da revista diocesana Igreja em Rede, garantirá que o Cristo, que preferiu os empobrecidos ao fazer-se pobre como eles, possa nascer nos corações nesse Natal que se aproxima.
FOTOS
Marcos Freitas
André Botelho
TEXTO
André Botelho
Pascom / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto