Ato celebra 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Comissão Justiça e Paz da Diocese de São José do Rio Preto promoveu no sábado, dia 09 de dezembro, ato público inter-religioso em comemoração aos 75 (setenta e cinco) anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na praça localizada no cruzamento entre a Av. Nova Granada e Av. Tanabi, no bairro Eldorado.

Essa comemoração inter-religiosa foi uma ideia do Padre Fábio Dungue, Assessor da Dimensão Sociotransformadora de nossa Diocese, que a Comissão encampou como missão por duas razões, quais sejam:

a) a Declaração Universal dos Direitos Humanos traz em si os valores do evangelho, sendo sua defesa uma forma de evangelização não confessional, e

b) o diálogo inter-religioso é uma das formas mais visíveis do caminho de busca comum de Deus em que o resultado final é a construção de um mundo de paz.

Com efeito, a defesa dos Direitos Humanos para a Igreja é uma forma de colocar na prática a mensagem do Reino de Deus no cotidiano da sociedade, pois traz em si a consciência que a paz é fruto da justiça universal, que deve respeitar a todos os seres humanos independentemente de raça, credo e posição social.

Por outro lado, no tocante ao diálogo inter-religioso, vale lembrar a recente lição do  Papa Francisco que nos alertou que é obrigação da Igreja Católica “promover com outros fiéis, de maneira fraterna e convivial, o caminho da busca de Deus; considerando as pessoas de outras religiões não de forma abstrata, mas concreta, com uma história, desejos, feridas e sonhos. Só assim poderemos construir juntos um mundo habitável para todos, em paz.”

Com esses objetivos, o ato se realizou de forma alegre com boa participação popular e de outras denominações religiosas de São José do Rio Preto, notadamente com um Pastor Batista, um Babalorixá e membros de comunidades religião de Matriz Africana, representantes do Kardecismo, bem como, embora não confessional, muito importante, a presença de representante da Ordem dos Advogados do Brasil.

Em um mundo que assiste ao massacre de civis no Oriente Médio, que propaga uma cultura de ódio ao próximo e ao diferente e que valoriza um individualismo extremado, a celebração foi um canto de alegria e esperança para nossa Diocese.

Que assim seja sempre!

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-06/papa-francisco-dialogo-inter-religioso-crucial-construir-paz.html


Colaboração
Geraldo Majela Tardelli
Comissão Justiça e Paz
Diocese de São José do Rio Preto

 

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.