Campanha para a Evangelização 2021

Neste ano, a Campanha para a Evangelização (CE), que vai do Domingo de Cristo Rei ao 3º Domingo do Advento, tem como tema: “Ide, sem medo, para servir”.

O Papa Francisco afirma que “evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo” (EG, n. 176). Por esta razão, “nunca é um ato isolado, individual, privado, mas sempre eclesial”. A Igreja no Brasil nos convida a viver a comunhão como serviço de amor a Deus e aos irmãos e irmãs.

Uma Campanha para a Evangelização! Vinculadas ao pilar da Caridade estão as diversas campanhas promovidas pela Igreja no Brasil, das quais se destacam a Campanha da Fraternidade e a Campanha para a Evangelização. Desde 1998, a CNBB promove a Campanha para a Evangelização. Um dos seus grandes objetivos é despertar os fiéis para o compromisso evangelizador e para a corresponsabilidade pelo sustento das atividades pastorais e evangelizadoras da Igreja no Brasil. Uma colaboração que repercute em cada comunidade por meio de um gesto concreto: a coleta para a Evangelização, realizada todos os anos no 3º Domingo do Advento que, em 2021, será no final de semana dos dias 11 e 12 de dezembro.

O texto-base da CE afirma: “despertando o compromisso evangelizador em cada fiel e promovendo uma coleta em âmbito nacional, a Campanha para a Evangelização destina os seus recursos para a dinamização e manutenção dos 19 regionais da CNBB visando à execução das atividades evangelizadoras, programadas a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Em muitos regionais existem atividades missionárias além-fronteiras, com apoio a diversas pastorais, serviços, organismos e movimentos. Um permanente serviço evangelizador no qual cada membro do Povo de Deus participa de forma direta. A Evangelização precisa contar com a generosidade de muitos que ajudem com os bens que possuem e ofereçam a força do apoio fraterno que anima e renova a vida comunitária. Trata-se de mobilizar a Solidariedade na Evangelização. No entanto, a Campanha para a Evangelização não se resume só à coleta de recursos: a oração, o envolvimento e o acompanhamento das iniciativas evangelizadoras da Igreja são de suma importância. É viver a alegria de ser Igreja missionária em saída, a serviço do Evangelho da vida!

Participar significa, primeiramente, dispor-se a ser evangelizado e evangelizar. Sem um encontro pessoal com Jesus Cristo, este caminho não se constrói. Quem está em verdadeiro processo de evangelização também se torna evangelizador. A experiência do encontro vital com o Senhor modifica a vida da pessoa e a impulsiona a anunciar a outros este feliz encontro: conhecer Jesus Cristo é a nossa alegria. Anunciá-lo é a nossa missão. Ser fraterno e solidário na evangelização é perceber as necessidades da própria comunidade e fazer algo de concreto por ela: ofertar os dons e talentos, cuidar da animação litúrgica, servir por meio da catequese, dedicar-se ao cuidado dos pobres, como também oferecer sua colaboração financeira, seja por meio do dízimo, seja por meio da participação de iniciativas em âmbito nacional como a Ação solidária emergencial ‘É tempo de cuidar’”.

“Ide, sem medo, para servir: Participando da Campanha da Evangelização somos enviados a serviço da Palavra, da comunidade e da caridade. O grande objetivo é que Jesus Cristo seja anunciado a todas as pessoas e, de um modo especial, fazer com que consigamos cumprir aquele mandato do Senhor: ‘Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!’ (Mc 16,15)”.

Oração da CE: Bendito sois, Deus da vida, auxílio dos pobres e vulneráveis, amparo daqueles que esperam em vós. Ajudai-nos a testemunhar a alegria da evangelização, em meio aos desafios do tempo presente. Batizados e enviados para anunciar a Palavra, cuidar da vida e evangelizar os pobres, vivendo em comunidades eclesiais missionárias, queremos renovar nossa responsabilidade com a missão da Igreja. Renovai nossa esperança, fortalecei nosso chamado, enviai-nos em missão.
Por Jesus Cristo, na força do Espírito Santo. Amém!

Vivamos intensamente esta Campanha para a Evangelização, indo, sem medo para servir os irmãos e irmãs que o Senhor coloca no caminho de nossa vida.

A todos, desejo um abençoado Advento, que nos prepara para o Santo Natal.

Dom Moacir Silva
Arcebispo Metropolitano

Fonte: Boletim Informativo Igreja-Hoje
Dezembro/2021