CF 2019 já é uma realidade

  

Entre os dias 9 e 11 de novembro de 2018, 4 membros da equipe diocesana da Campanha da Fraternidade da Diocese de São José do Rio Preto estiveram em Itaici, na cidade de Indaiatuba-SP, participando da formação oferecida pelo Regional Sul 1 da CNBB em vista da temática da CF 2019.

Em 2019 a CF traz como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e como lema “serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27). Um dos objetivos da CF/2019 com essa temática é despertar no povo de Deus o espírito comunitário e Cristão, comprometendo-se, em particular, com a luta e a busca pelo bem comum, por meio da reflexão e da construção de políticas públicas que respondam favoravelmente às principais necessidades da sociedade.

A formação se deu em diferentes momentos. Iniciou-se com a exibição do documentário intitulado “Coragem! As muitas vidas de Dom Paulo Evaristo Arns”. O texto base da CF foi apresentado dentro do método Ver, Julgar e Agir. Houveram partilhas de políticas públicas formuladas de forma participativa, reflexões, rodas de conversa e etc.

Política Pública refere-se a toda ação governamental ou de um grupo de atores sociais interessados na resolução de determinado problema, que à luz da necessidade é pensada, elaborada, executada e que interfere diretamente na vida da sociedade de forma positiva ou não.

A base para que uma política pública traga benefícios para a sociedade se dá no processo participativo, no envolvimento, comprometimento e parceria entre agentes públicos e sociedade. Quanto mais juntos, de forma dialogal e com a participação efetiva do governo e da população na elaboração e controle, dará um resultado mais democrático, eficaz e comum a toda a sociedade.

A equipe diocesana tem agora a responsabilidade e elaborar e fazer a reflexão da temática da CF/2019 em toda a diocese e em todos os seguimentos possíveis de se fazer tal reflexão. A CF/2019 terá o seu início em 06/03/2019 quando vai acontecer o lançamento nacional e tem como tempo forte todo o período quaresmal que vai até 14/04/2019.

José Reinaldo
Membro da Equipe Diocesana da CF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4  +  5  =