Quinta-feira, 25 de janeiro, às 19h30, na Catedral de São José, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, presidirá Missa em Ação de Graças pelos 95 anos de história da Igreja Particular que, em 1929, foi criada a partir do desmembramento da Diocese de São Carlos. Além desse, outros fatos marcantes farão parte da “recordação da vida” que estará apoiada na figura de cada um dos bispos diocesanos que “apascentaram as ovelhas” nesses quase 100 anos de evangelização no Noroeste Paulista. Comissão formada para organizar a Celebração também deu encaminhamento a outras demandas do encontro.
Na tarde de quarta-feira, 3 de janeiro, os padres Alexandre Ferreira dos Santos (Mestre de Celebrações da Diocese), Luiz Caputo (Coordenador Diocesano de Pastoral), Deusdet Aparecido Zanfolim (Cura da Catedral) e Anderson Alves Campos (Reitor da etapa da Configuração no Seminário Maior) dialogaram acerca da Celebração que, igualmente, marcará a abertura do Ano Pastoral 2024. O diácono Pedro Sant’Ana Machado, o seminarista Caio Pirani e a leiga Vitória Fernandes acompanharam o diálogo.
Gestos concretos
Ainda durante a Missa, exemplares de documentos diocesanos serão apresentados. O gesto marcará o encerramento de um período de estudo e reflexão iniciado quando do início do pastoreio de Dom Vilar em São José do Rio Preto. Vigentes, algumas normas foram formuladas durante o governo episcopal de Dom Orani João Tempesta, O.Cist, quando o arcebispo metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro ainda era o bispo diocesano local. Outro importante instrumento da ação pastoral, o Anuário, será entregue aos Vigários Forâneos e demais lideranças. A primeira edição da revista Igreja em Rede também estará à disposição das Comunidades.
Ano da Oração
A Igreja se prepara para viver, já em 2025, mais um Jubileu; fato que acontece, de maneira ordinária, a cada 25 anos. “Peregrinos da Esperança” foi o tema indicado pelo Pontífice. Nesse ano, a oração será o indicativo para o período de preparação.
Testemunho
Considerando as atividades previstas para 2024, no contexto da experiência missionária “Igrejas Irmãs”, durante a Celebração será realizado o envio de voluntários para o Acre. O grupo intensificará as visitas às Comunidades Ribeirinhas da Diocese de Cruzeiro do Sul. Os detalhes da nova missão estarão em destaque na Revista Igreja em Rede. Os exemplares serão distribuídos em 25 de janeiro.
TEXTO | FOTOS
André Botelho
Pascom / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto