Comunhão e partilha de experiências em encontro de Bispos e representantes de Dioceses

A Diocese de Franca acolheu lideranças da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, formada pelos sub-regionais RP I e RP II. Uma das etapas do encontro, na cidade de Rifaina – SP, contou com a participação do coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo, e do representante de presbíteros, padre Marcos A. Figueira da Silva; ambos atuando em nome da Diocese de São José do Rio Preto.

Na quarta-feira, 16 de fevereiro, as tratativas se deram em duas sessões: a primeira, contando com a participação de todos os presentes e a segunda com representantes das Dioceses de Barretos, Catanduva, Jales, São José do Rio Preto e Votuporanga.

1ª Etapa

O arcebispo de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, conduziu os trabalhos acompanhando a pauta que destacou a realização das Visitas Ad Limina Apostolorum que acontecerão em setembro; ocasião em que os bispos do Estado de São Paulo se encontrarão com o Papa Francisco e visitarão as estruturas administrativas e pastorais do Vaticano. A articulação da Pastoral Presbiteral e a vivência da 6ª Semana Social Brasileira também foram sublinhadas; o último assunto, em especial, pelo bispo de Jales, dom José Reginaldo Andrietta. O padre Caputo foi apresentado ao grupo em sua primeira participação no encontro.

Pilares da Ação Pastoral

Na segunda rodada de diálogo, dessa vez com os representantes do RP II, o bispo diocesano de Barretos, dom Milton Kenan Júnior, orientou as partilhas. Os pilares da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, oferecidos pela CNBB, foram mais uma vez apontados com “norte” para a ação pastoral nas Dioceses. Nesse contexto, o próprio dom Milton acompanhará as ações ligadas ao pilar da Palavra. O Bispo de Jales, dom José Reginaldo Andrietta, terá suas atenções voltadas para o pilar da Caridade. Já o bispo de Votuporanga, dom Moacir Aparecido de Freitas, foi destacado para acompanhar o pilar do Pão. A ação missionária, que é o 4º pilar da proposta, terá o bispo escolhido para São José do Rio Preto, dom Vilar, como representante.

Na etapa final do encontro, o bispo diocesano de Catanduva, dom Valdir Mamede, foi indicado para acompanhar as atividades ligadas aos padres e à fraternidade presbiteral.

Escuta

A reunião da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto também foi ocasião para falas acerca do Sínodo dos Bispos 2023. Diversas ações estão sendo articuladas nos sub-regionais RP I e RP II para responder ao chamado do Papa Francisco.

TEXTO
André Botelho
Jornalista/ Comissão
Diocesana de Pastoral

FOTO
Divulgação